A esperança que suplanta a dor


Por favor, leia 1 Ts 4.13-18 

 

O mundo está acuado, amedrontado, devastado pelo pavor da morte. A pandemia do covid-19 tem provocado mortes e um terror absoluto toma conta das pessoas. O medo de morrer tem feito com que a humanidade se torne inebriada pelo desespero pela dor.

Mas uma coisa me assusta muito em meio a este caos. Algo aterroriza por demais meu coração e me pesa o peito em uma angústia indizível. Mais do que qualquer outra coisa, o medo da morte por parte de quem afirma crer no Deus da vida é algo que dilacera o coração. Antes que você pense mal, deixo claro que não faço coro com os que negam a força da doença e sua capacidade mortandade (embora entenda que até a morte foi ‘politicalizada’ nesse país sem rumo). Mas me assusta que crentes em Cristo sejam tão sem esperança quanto muitas pessoas que não amam ao Senhor.

O problema de um ‘cristianismo sem esperança’ foi combatido pelo apóstolo Paulo quando escreveu aos cristãos de Tessalônica. A cidade estava imersa em uma sociedade pagã.  Havia um total clima de desespero com relação ao que aconteceria após a morte. E esse desespero parecia tomar conta da mente de muitas pessoas que haviam experimentando o novo nascimento em Cristo.

Para evitar que o desespero tomasse conta dos cristãos e que com isso, suas vidas se tornassem amarguradas, infelizes e sem anseio pelo futuro, o apóstolo Paulo traz ao seu conhecimento algumas verdades que são valiosas para nossos dias e que devem consolar nosso coração e nortear nossa postura em meio a um momento tão imensamente delicado e infeliz.

Precisamos acreditar que aqueles que morreram em Cristo RESSURGIRÃO COM ELE (13 – 15) - Esta verdade deve encher nosso coração de esperança, de consolo e refrigério. Aquelas pessoas que amamos e que foram chamadas ao Encontro com o Senhor, ressurgirão com Ele, no grande e maravilhoso dia. Paulo está escrevendo não para pagãos, mas para crentes em Jesus, para uma comunidade de alcançados pela misericórdia do Senhor. O alvo é todo aquele que professa Cristo como seu Senhor.

O apóstolo quer combater na igreja de Tessalônica qualquer traço de paganismo, seja ele grego, estóico, epicureu ou romano. Então ele diz: “Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança”. 

Não queremos que vocês sejam (sem compreensão) com relação aos que dormem (repousam). Era comum das culturas da época associar a morte com o sono. Com relação a morte dos crentes ela é bastante usada na Escritura, inclusive pelo Senhor Jesus. Mas não com a ideia pagã de um sono da alma. Vários textos mostram-nos uma consciência no conhecido estado intermediário. O próprio Paulo deixa isso claro em Fp 1.21-23 “Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Entretanto, se o viver na carne traz fruto para o meu trabalho, já não sei o que hei de escolher. Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor”.

Pois se cremos (ah! Cremos) que Jesus morreu e ressuscitou... Se nossa fé é em um Cristo vivo, ressurreto, poderoso, glorioso, consequentemente, devemos crer que Deus, mediante Jesus Cristo, trará em sua companhia os que dormem (repousam). Tenham eles morrido de covid, de câncer ou de qualquer outro mal. É urgente que entendamos que para os que amam o Senhor, a morte não é infeliz. Ela não é o fim. Ela é um dia precioso.

É como se Paulo estivesse dizendo: Olhem meus amados, se os pagãos não creem, isso é problema deles, mas nós não seremos entristecidos com essa dúvida. Devemos ter a constante convicção de que aqueles que dormiram em Cristo, com Ele ressurgirão! Vocês precisam crer nisso. Os seus mortos ressuscitarão com Cristo. Anthony Hoekma diz: “Ele voltará para seus santos em companhia de seus santos”Precisamos aplicar esta verdade em nossas vidas neste momento tão assustador. Mais que isto, devemos anunciar esta pérola do Evangelho, crendo que por meio dela, eleitos de Deus serão transformados, ainda que em leitos de morte.

A expressão em sua companhia tem um significado que vai além de simplesmente fazer ressuscitar. O autor está dizendo que Deus fará com que os santos se manifestem com Cristo em sua vinda gloriosa. Ah! Queridos, como precisamos ‘devocionalizar’ isso em nossas vidas!

Devemos crer também que os que O amam HABITARÃO ETERNAMENTE COM O SENHOR (16 – 18) - A expressão traduzida aqui como ‘por sua palavra’ pode significar ‘palavra de comando’ ou ‘ordem gritada’. Esse é o comando do Senhor aos mortos. Agora mesmo a voz do filho de Deus vivifica aqueles que se encontram mortos espiritualmente, assim também na Sua volta gloriosa, Ele dará a ordem e as almas dos redimidos sairão velozmente e se unirão aos seus corpos, que, restaurados para a vida, ressuscitarão gloriosamente.

O sonido da trombeta ouvir-se-á, após a voz do arcanjo. Esse barulho sempre esteve ligado as teofanias, ao dia do Senhor e da vinda de Cristo e a Ele relacionadas. Isso Paulo também ensinou aos crentes de Corinto: “... num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. (1Co 15.52).

A vinda do Senhor será aberta, visível e audível! TODOS verão e ouvirão. É com grande, clangor de trombeta que será anunciada a chegada do Rei dos reis e Senhor dos senhores! Ah, queridos e para os que amam a Cristo essa trombeta ressoará de forma agradável e alegre, ela será o som que anunciará a concretização histórica dos fatos realizados por Cristo. É o som da liberdade eterna! Da concretização da esperança! É o som que reúne as ovelhas do Supremo Pastor diante d’Ele para todo o Sempre. É o som da alegria eterna!

“...Depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. No precioso momento da vinda de Cristo todos os crentes mortos em Cristo serão ressuscitados e os que ainda estiverem vivos serão transformados e glorificados”.

A expressão ‘encontrar, encontro’ deriva de um termo técnico utilizado no período do Novo testamento para descrever as boas vindas públicas de uma cidade a um hóspede ilustre. Normalmente as pessoas saiam às portas para encontrar o visitante e regressavam com ele.

Na descida de Cristo dos céus, os que se deram a Ele serão elevados em sua aparição nos ares, não para permanecer lá ou para dali voltarem para o céu, mas para estarem ao seu lado quando vier a Terra. Então a ida dos crentes ao encontro com o Senhor tem o sentido de serem colocados ao lado de Cristo na sua vinda, a demonstração clara de pertencer a Ele e ser seu povo. Isso é o que Paulo diz ao Colossenses no capítulo 3.4.

Jesus Cristo, o Senhor da Igreja, voltará absoluto vitorioso, glorioso e todos aqueles pelos quais Ele derramou seu precioso sangue encontrarão com o Senhor nos ares e habitarão eternamente com Ele. Estejamos mortos ou vivos, seremos todos revestidos de incorruptibilidade.

Queridos, olhemos para as palavras do Senhor em Mt 24.30-31: “Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; e todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus”. 

Amados, Cristo voltará com poder e grande força e todos os seus escolhidos com ele habitarão eternamente! Nós iremos ao encontro do Senhor nos ares (portas da Terra redimida) e voltaremos com Ele para a habitação eterna.

Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras. Essas são as últimas palavras sobre esse assunto. Olha, em resultado, em consequência de agora estarem cientes do que acontecerá consolem, animem, encorajem uns aos outros. Cristo vai voltar e vocês habitarão com Ele.

Seja por covid-19, por uma bala perdida, um acidente fútil, ou por qualquer outro mal, a morte para os que amam a Cristo, nunca poderá ser vista fora da ótica da redenção. Por mais que seja doloroso perder quem amamos, precisamos olhar sob o prisma de incorruptível esperança do Glorioso Dia de Cristo.

Certamente você perdeu gente amada nestes dias. Gente que morreu amando a Cristo. Meu sincero desejo é que as palavras de Paulo lhe sejam consolo, refrigério e esperança. Há uma canção belíssima do grupo Logos que fala do anseio pelo encontro triunfal. Em um trecho o poeta canta sobre rever amigos que um dia em Cristo foram feitos irmãos, pois bem, eis uma certeza que tenho sobre os que amo e partiram em Cristo: eu os verei e com eles desfrutarei eternamente da presença do nosso Salvador!

Por fim, se eu morrer de covid, de câncer, de um acidente. Se eu morrer aos 41 ou aos 100, não importa. Estarei indo pra Casa. E você, para onde vai?

Que Jesus, o Senhor da vida e sobre a morte, nos console e que possamos viver mediante a esperança que suplanta a dor

 

Um abraço afetuoso!

 

Rev. Ricardo Jorge Pereira

 


2 comments