Certeza, um alento em meio a um mundo incerto

Imagem: Pixabay



Quem me dera fossem agora escritas as minhas palavras! Quem me dera fossem gravadas em livro! Que, com pena de ferro e com chumbo, para sempre fossem esculpidas na rocha! Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra.  (Jó 19:23-25)

 

Certeza, eis uma palavra que perdeu força em nossos dias. A sociedade pós-moderna, os conjunto de conceitos, ‘verdades’ e pós-verdades, o pluralismo de crenças e doutrinas, anulam completamente da cabeça das pessoas a certeza, a convicção.

Uma triste e devastadora constatação é a de que, infelizmente, muitos que professam a fé cristã, que se anunciam discípulos de Cristo têm negligenciado a força da certeza, da convicção, do que é absoluto. Igrejas estão lotadas de membros em cujos corações, não estão solidificadas as verdades da Escritura.

Jó, no momento de maior crise existencial, ética, moral e de fé que um homem podia viver, apegou-se exatamente à única coisa que lhe restara - a certeza. Os conceitos acerca de sua existência, de suas virtudes e méritos estavam devastados por tudo que lhe sucedera. Os filhos estavam mortos, os bens haviam se perdido, os amigos o acusavam, a esposa o aconselhara a abandonar o Senhor. O reconhecimento, as honras, as reverências já não mais existiam. O homem putrefato por chagas indizíveis, destruído física, moral e emocionalmente, apegava-se apenas ao caráter daquele em quem poderia confiar.

As palavras deste pobre homem devastado, devem nos servir de encorajamento em meios às nossas dores. Jó queria perpetuar seu discurso (O Espírito Santo o fez). Queria gravar de modo inapagável sua convicção. Ele tinha o que gravar eternamente. Você tem?

Eu sei que o meu Redentor vive. Que frase maravilhosa!. Que combustível indispensável na difícil missão de suportar a dor! Jó confiara em Deus como seu redentor, de tal modo, que poderia lançar sobre Ele toda sua angústia, crendo que em tempo oportuno, Ele se levantaria em seu favor.

E você? Tem de fato sua certeza firmada em Deus, de tal forma que seja qual for a dor, é n’Ele e somente n’Ele que você deposita todas as coisas? Seus medos, anseios, dores e aflições, estão lançadas diante do Trono da Graça, mediante a plena certeza de quem é o seu Redentor?

No verso 26, desta passagem, Jó fala de outra convicção estupenda. Uma certeza decorrente da primeira. Ele diz: “Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei por mim mesmo, os meus olhos o verão, e não outros; de saudade me desfalece o coração dentro de mim”. A certeza acerca de quem é o seu Redentor é o único alento em meios às crises e dores desta vida marcada pelo pecado. A convicção de que temos no Senhor, nosso cuidador fiel, inevitavelmente nos garante outra convicção: A morte será vencida no Grande Dia e com o Senhor estaremos por todo sempre. Que o Senhor fortaleça nossa convicção e nos faça viver por esta certeza.

 

Um abraço afetuoso!

 

Rev. Ricardo Jorge Pereira
@pr.rjp 
@pr_rjp


0 comments