Mãos estendidas, braços e corações abertos: colunas para quem busca recomeçar





Leia Lucas 15.11-32


Se começar a caminhada cristã é difícil, se andar no Caminho nos reserva muitas vezes, dores, dificuldades e tristezas; recomeçar, voltar e refazer caminhos é indiscutível e indubitavelmente terrível. É muito pior.

Os que buscam recomeçar, muitas vezes encontram pedras em mãos que deveriam estar estendidas. São rejeitados por aqueles que os deveriam abraçar. Isso aponta para uma triste realidade: Nós que somos excelentes pregadores do perdão, somos por diversas vezes a maior contrapropaganda da Boa Nova que anunciamos. Depois de perdoados, achamo-nos senhores do juízo e não servos do perdão em Cristo. Não entendemos que se não perdoamos estamos evidenciando uma condição de não perdoados.

Muitas vezes agimos como o mais velho dos filhos pródigos aos ver tentando voltar à Casa do Pai, aquele irmão moído e quebrado em consequência de escolhas pecaminosamente desastrosas. Somos inclementes, cruéis e insensíveis. Evidenciamos um serviço mecânico, farisaico e baseado na meritocracia. Esquecemos que com o Pai não há méritos, virtudes, condutas que nos tornem aceitáveis. O único mérito válido é o de Cristo.

Precisamos entender que ninguém que de fato ame a Cristo e tenha n'Ele encontrado misericórdia, graça e remissão, deve ser punido ad aeternum. Não somos senhores juízo. Cristo é. Apenas Cristo!

Os que recomeçam não carecem de aplausos, de afagos, muito menos de contemporização. Precisam de amor, exortação e disciplina. Carecem acima de tudo de uma sincera comunhão que os recebe como irmãos amados, não como ‘crentes’ inferiores. Uma comunhão que anda junto, que tem compaixão, que ajuda nos recomeços e não se alegra com as dores do outro.

Que Deus nos conceda sabedoria, misericórdia e graça. Que Ele nos ensine a estender mãos, oferecer abraços sinceros e corações abertos aos que amam a Cristo, mas caíram e desejam se reerguer, recomeçar e caminhar com os olhos fitos no Autor e Consumador da nossa fé.

Um grande abraço de quem encontrou mãos estendidas, braços e corações abertos.



Pr. Ricardo Jorge Pereira
Instagram: @caco_pereira_
Facebook: @CacoPereira
WhatsApp: (83) 982161220 

  



1 comments