sexta-feira, 16 de março de 2012

UM PADRE TOTALMENTE SEM NOÇÃO





Há alguns dias ouvi e li algo sobre o que esse senhor havia dito, mas ainda não tinha me dedicado a ver o vídeo. Hoje vi e fiquei completamente indignado com tamanha falta de respeito, associada a uma intencional deturpação dos fatos e da teologia.
Padre Paulo Ricardo, um homem bem articulado em suas palavras, mas que infelizmente as usa sem graça, desferindo ódio, desrespeito e mentiras contra os protestantes.
Os leitores do ortopraxia sabem muito bem que em todo esse tempo no blog sempre procurei respeitar a fé católica, por mais que discorde de muitos de seus dogmas. Mas hoje, preciso responder cada infâmia que esse senhor disse. Comentarei algumas frases desse moço. Então vamos lá:
ELE PERGUNTA: Por que você tem que ser direto (pedir diretamente a Deus)?
O humilde padre deveria saber que Jesus que é o Senhor da Igreja manda que nós falemos ao Pai diretamente.  Vamos diretamente a Ele, pois assim Cristo mandou que fizéssemos. Jesus não orientou a buscarmos a intercessão de Abraão, de Isaque, de Davi ou de qualquer outro servo já falecido. Devo orar ao Pai em nome de Jesus. Ele sim é o meio, Ele morreu na cruz e se fez mediador entre nós e o Pai.  Vejamos o que Jesus disse sobre oração: “E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.” (João 14.13) e ainda “Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar… pedi e recebereis (João 16:22-23).
Então caro pároco, vamos direto ao Pai não por soberba, mas por obediência!
ELE AFIRMA: O princípio protestante é orgulhoso... O padre parece não conhecer ou finge não conhecer a teologia protestante que afirma a total incapacidade do homem de querer a Deus sem que Ele aja por meio de sua graça e bondade, conduzindo o pecador miserável ao trono da graça.  O orgulho não estaria em afirmar-se como única Igreja de Jesus Cristo?
Vejamos o que realmente é orgulho: NOTA DO CONIC REFERENTE AOS ESCLARECIMENTOS  SOBRE A “DOMINUS IESUS” APRESENTADOS PELA  CONGREGAÇAO PARA A DOUTRINA DA FÉ  NO DIA 10 DE JULHO DE 2007.
 “O Vaticano divulgou nesta terça-feira, dia 10 de julho, um documento, datado de 29 de junho último, que esclarece questões doutrinais internas da Igreja Católica Apostólica Romana... O texto é obra da Congregação para a Doutrina da Fé, tendo sido previamente aprovado pelo Papa Bento XVI para publicação, em forma literária de perguntas e respostas, sem maior desenvolvimento das questões... As “respostas” mostram que Bento XVI continua firme em suas convicções de defender o Cristianismo contra o relativismo contemporâneo e para isto ele aponta para a Igreja Católica como a única que, através de sua continuidade histórica, é capaz de manter uma referência moral e religiosa da herança cristã.   Ao afirmar isto, o Papa indica que apenas na Igreja Católica estes valores podem ser encontrados de forma plena, pois nela subsistem os valores imutáveis do Cristianismo originário. Nas outras comunidades eclesiais cristãs, de acordo com o documento, estes valores estão presentes, mas com uma certa deficiência, tendo em vista que as mesmas não possuem a plenitude dos elementos da única Igreja de Cristo, segundo a auto-consciência da Igreja Católica”. (O texto na íntegra pode ser lido em: http://gentedefe.com/marcosrocha/2010/07/06/conic-reafirma-a-declaracao-da-igreja-catolica-como-a-unica-fundada-por-cristo/).
Qual religião mesmo não é humilde? Onde reside a soberba?
ELE AFIRMA: A minha religião me ensina a me inclinar na frente de um pecador, que é o meu padre, o meu bispo e acreditar que aquela mão é instrumento de santificação... Acreditar que aquela mão de pecador pode ser sinal da mão chagada do Ressuscitado...
            Não vou dobrar-me diante de ninguém o tendo como mediador, como autorizado para outorgar-me o perdão que Cristo deu-me na cruz do calvário. A Palavra de Deus me insta a honrar, reverenciar, reconhecer e obedecer a autoridade. Mas nunca, em momento algum a Escritura imputa ao pecador o direito a absolvição que somente Cristo confere. 
            Gostaria de um texto bíblico que apontasse verdadeiramente essa prática como ensinada por Cristo ou mesmo pelos apóstolos. Não há. Ela apenas é mais um instrumento de escravização do povo pelo clero.
 ELE AFIRMA: O princípio protestante é orgulhoso, é soberbo... E se Deus que que você use as criaturas humanas frágeis, o que é que você faz otário?
Sobre o protestantismo ter princípio orgulhoso fico buscando entender qual parte dos “Solas  da Reforma” esse moço  tão instruído não entendeu. O protestantismo histórico foi e é a busca pela volta a teologia de Paulo, de Pedro e dos demais apóstolos. A doutrina protestante humilha o pecador e exalta o Criador.
 Não vou depender da capacidade intercessora de quem segundo a Bíblia não pode comunicar-se comigo! Já leu a parábola do Rico e Lázaro? (Lucas 16). Lá é dito claramente por JESUS que não é possível contado entre pessoas que morreram com quem está aqui na terra. Se não podem interagir conosco, como podem mediar? Sei lá, sou otário, não entendo isso mesmo!
 ELE AFIRMA QUE DIZEMOS: Eu vou direto pra Deus, eu não preciso de Maria, eu não preciso do padre, eu não preciso dos sacramentos...
Eu preciso de Maria, de Priscila e Áquila, de Francisco de Assis, de Agostinho de Hipona, de Policarpo, de John Huss... Preciso deles sim... Suas histórias de vida, seus legados, seu exemplos são “rastros” em uma trilha tão obscura em um mundo tão sombrio. Esses homens e mulheres caminharam “com Cristo e por Cristo” e preciso tê-los como pilares da fé.
Mas também não preciso e nem posso contar com eles como mediadores. Eles estão na gloriosa presença do Pai e não podem interceder por mim. Cristo é o Bastante. Você acha que precisa de algo ou alguém mais?
Eu preciso dos sacramentos. Preciso sim do batismo e da Ceia. Cristo os instituiu. Preciso deles! Agora me digam onde Cristo ordenou a extrema unção ou unção dos enfermos, ou o crisma ou a penitência? Dê-me Bíblia para isso e calar-me-ei!
Engraçado dizer que os protestantes afirmam não precisar dos sacramentos quando há diversos tomos da teologia da Reforma afirmando a essencialidade deles. É leviano dizer isso. Mas há sempre uma multidão pronta a menear a cabeça positivamente para tudo que for dito. Há sempre uma multidão perdida como ovelhas que não tem pastor e acaba sendo conduzida por lobos em peles de cordeiros.
 ELE AFIRMA ZOMBANDO DOS PROTESTANTES: Jesus é único mediador, Jesus é único mediador, Jesus é único mediador, e eles repetem, eles babam, eles bufam (APLAUSOS). Jesus é o único mediador meu filho, mas você já ouviu falar do corpo de Cristo?
            Jesus é o único mediador! Eu babo sim por isso! Eu vivo com essa certeza, é por Ele e somente por Ele que minha vida é aceita pelo Pai. Não é pelos meus méritos, pelas minhas boas obras ou por alguma bondade que possa ser vista nesse pecador miserável que sou. Sou aceito pela aceitação de Cristo. Eleito pela eleição de Cristo, amado no amor dEle. Por isso eu babo sim!
            Talvez o ilustre padre um dia perceba como é bom babar por Ele!
            Já ouvi sim falar do corpo de Cristo. O que nunca tinha visto ou ouvido foi uma distorção tão mal intencionada da doutrina de Cristo e da Igreja. A Igreja não é o Cristo.  Ela é de Cristo!
ELE AFIRMA: Esse ódio que os protestantes tem contra a igreja não vai ficar de graça não... Eles amam Jesus Cabeça, mas enquanto isso, perseguem a igreja, cospem na Igreja, falam mal de Maria Santíssima... Falam mal do Papa que é membro da Igreja... Cadê o cristianismo bíblico que vocês pregam? A virgem maria age na salvação do mundo
Tenho convicção absoluta que os perseguidores não ficarão impunes. Estou certo que Deus em tempo oportuno agirá com poder e justiça. Mas o tempo é d’Ele e tudo acontece segundo o padrão estabelecido.
É engraçado ouvir esse moço falando de perseguição. Fico lembrando John Huss que foi queimado vivo porque queria que a Bíblia fosse traduzida para o povo. Penso como deve ter sido estranho condenar John Wiclyffe a morte na fogueira e ao perceber que ele já estava morto, retirar os ossos do túmulo e queimar.
Perseguição? Chega a ser cômico ouvir essa palavra vinda de alguém que em todos os seus vídeos desfere veneno, ódio e injúria contra os evangélicos.
E fala sério Padre Paulo Ricardo, a história desse país diz muito bem quem perseguiu e matou. Posso citar na Paraíba os exemplos de homem perseguidor: Frei Damião. A Igreja Presbiteriana de Patos e outras mais no Sertão do Estado foram destruídas pelas perseguições lideradas pelo frade.
Não sei se falta a esse senhor conhecimento histórico ou se ele é mal intencionado mesmo.
ELE AFIRMA: Este corpo de Cristo que é a Igreja é gerado por uma mulher, que foi Maria.
            Sobre Maria já escrevi de forma bastante simples e notadamente respeitosa em outro texto. Ela é mãe de Cristo, serva fiel ao Senhor. Exemplo de dependência de Deus, obediência, serviço, amor, dedicação... Deve ter sua memória honrada por todos os que se dizem cristãos. MAS NÃO É A MÃE OU GERADORA DA IGREJA.
            Não há Bíblia para dizer que ela é a mãe da Igreja. Não há nos pais da Igreja esse tipo de devoção que a ICAR emprega. Isso é leviano, é desonesto e desrespeitoso.   
            Quero concluir reiterando que em todo tempo respeitei e respeitarei pessoas queridas que são católicas. Discordo de sua crença, mas respeito sua liberdade de crer diferente de mim. Sou capaz de brigar pelo seu direito de crer. Tenho parentes amados, amigos muito chegados que são católicos e os respeitos em suas escolhas de fé.
            Mas não admito que um padre irresponsável, sem noção do ridículo abra sua   boca suja, espalhando suas sujidades pronuncie tanta sandice contra que não lhe fez ou faz o mal.
            Desejo sinceramente que esse senhor, que certamente não representa a maioria do povo católico brasileiro se arrependa de tudo o que falou e que nesse momento se habilite a pedir perdão a Deus e se retrate com os por ele ofendidos.
            Deus nos cuide!
           

 Pr.  Caco (um otário  feliz)

13 comentários:

Gleidson Lacerda disse...

os padres cíceros e damiões de hoje que continuam perseguindo os protestantes estão usando as mídias sociais.

é uma novidade, mas no fundo nada de novo debaixo do sol.

Cybeli Oliveira disse...

Simplismente falta de sabedoria... Ler, mas não entende... Olha, mas não enxerga... Pena que a graça de Deus não é pra todos, mas apenas de quem ele se compadece. Estou indignada aqui. Mas, vamos orar por ele,pra que o mesmo venha a se arrepender do que disse e Deus tenha misericórdia dele.. Vamos pedir a Deus tendo Jesus como nosso único intercessor.

Julyanne Rezende disse...

Que absurdo ...
Num grosso modo a única coisa que posso dizer é que esse camarada ai é mais um "profeta de satanás" ...
Que o Senhor JESUS tenha misericórdia de nós ...
Abraço CACOOOOOO :D

Caline disse...

"Pena que a graça de Deus não é pra todos, mas apenas de quem ele se compadece". Exatamente, Cybeli, exatamente!!!! É por isso que sempre que tenho raiva desse tipo de coisa, me conforta em saber que a graça não é para todos. Que ninguém tem poder para diminuir a Igreja do Senhor, nem diminuir o poder das Escrituras. Ele distorce tudo pq a graça salvífica não está derramada sobre ele.

Elivanaldo disse...

Quem esse padre arrogante pensa ser? Qual a moral que ele tem para fazer tais afirmações?
Se conhecesse as antigas doutrinas da Graça, jamais falaria tanto absurdo... Esse hipócrita nunca leu I Timóteo 2.5? Lá o apóstolo Paulo afirma: "Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem"...
Deus tenha misericórdia...

Suênia Medeiros disse...

"Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa.
Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós". (Mateus 5:11-12)

Se aplica ao Padre aí.
Louvado seja o Senhor! Oremos.
Ora vem, Senhor Jesus!

Reginaldo da Silva disse...

É LAMENTÁVEL EM PLENO SÉCULO XXI, VER PESSOAS QUE SE DIZEM REPRESENTANTES DE DEUS, SER ANALFABETO DA BÍBLIA. NÃO ME ENVERGONHO DO EVANGELHO DE CRISTO, PREFIRO SER CHAMADO DE OTÁRIO POR ESTE "PADRE" DO QUE IR PARA O INFERNO COM SUA "SABEDORIA". AINDA HÁ TEMPO PADRE! LEIA A BÍBLIA E NÃO VIVA DE SUA TRADIÇÃO.

Junior disse...

O Padre Paulo está certo em cada palavra que disse. Protestantes são o lixo do mundo!

Emiliany disse...

Sou católica, mas tenho grandes amigos e familiares protestantes. Sempre tive respeito por essa religião e sempre fui respeitada pelos mesmos. Fico nesse momento triste com essa palavras tão fortes, tão sem noção desse padre. Hoje me envergonho diante de tanta "falta de respeito"; e ainda mais em saber que os fiéis que estavam na igreja davam risadas de tanta insanidade. Mas rogo a Deus que tenha misericóridia. Tenho minha fé, minhas crenças mas acima de tudo respeitando o próximo sem denegrir ou usar palavras tão fortes, tão "chulas".

Felipe Yamamoto disse...

Ter a liberdade de expressão não oferece o direito de desrespeitar o proximo! Tenho minha familia que amo tanto, todos catolicos, amigos proximos...tambem! mas olhar para um cidadão desse e perceber que ofende a minha e nem ao menos conhece um pouco da historia igreja, ou quem sabe uma pequena parcela de hermeneutica saudavel é triste! mas o que me deixa preocupado é se ele promove o odio no coração de seus seguidores por má intenção...padre, cuidado..talvez "nem o santo padre poderá te livrar..."

Jackson disse...

Infelizmente esses ignorantes tem enganado muita gente, mas que O Senhor da igreja nos ajude a proclamar a verdade!

Alyson Vilela disse...

Maneira sutil do padreco dizer "submetam-se ao clero". Muito interessante ver gente usando discursos cheios de falácias e ainda ser aplaudido por gente lobotomizada. Como eu disse uma vez a uma pessoa que achou que eu fosse católico e me disse "você graças a Deus virou católico?". Eu respondi "Se eu tivesse uma religião, a última delas seria a católica e se eu acreditasse na existência de algum deus, certamente não seria o deles".

Kleimer Martins disse...

O fato é que quando vamos falar de algo ou sobre algo, devemos ter uma base de estudos e defesa do mesmo. Isso prova o quão ignorante é o padre do video, que além de ser contraditório no que diz e faz não tem noção alguma do que esta falando.