O Senhor Não é o Capitão Planeta




O Nosso Senhor é Deus de “coisas pequenas”. Talvez essa frase lhe pareça estranha, mas em tempos de extraordinários, de milagres, curas, explosões de poder é preciso salientar uma verdade tão esquecida. O SENHOR DEUS AGE EM TUDO, NÃO APENAS NO QUE PARECE ASSOMBRSO.
Diariamente vejo meu facebook; algumas vezes me sinto torturado com a neopentecostalização das redes sociais. O problema é que a maioria dos meus contatos não é neopentecostal. Meus amigos são em sua maior parte membros de igrejas mais “equilibradas”. Mas vejo postagens estranhas nalguns momentos. Leio todo dia frases, links e imagens de um “deus extravagante”. O Senhor é quase um “Capitão Planeta” que surge quando as coisas estão fora do controle. Ele vem, resolve tudo e vai embora. Antes grita: “o poder está em vocês”.
Creio no Deus Soberano Poderoso! Tenho plena convicção de que, como disse Jó, o Senhor tudo pode e nenhum dos seus planos pode ser frustrado.  O problema está no exagero do extraordinário. Parece que só é Deus se agir com “extravagância”. É como se Ele fosse o que faz. O Criador é transformado numa espécie de VENDAVAL DE MILAGRES, PODERES, CURAS  E TODA ESSA COISA ESTRANHA. Deus vira um FRANKENSTEIN GOSPEL.
Isso é visto nos nomes esquisitos de igrejas, nas músicas triunfalistas, nas curas, milagres, sessões de descarrego e desemcapetamentos, línguas, pulos, campanhas que em sua maioria esmagadora só transformam a igreja em “terreiros de macumba gospel”.

Embora esteja convicto de que Deus age poderosamente, quero lhe convidar a perceber que ELE é o Senhor independente de “grandes coisas”. Age sim quando as coisas não são impossíveis; está no controle quando tudo parece descontrolado. Ele ainda é Deus quando servos não são curados e morrem de câncer. Sua soberania não está ameaçada  quando não há explosões de glória, quando o mar não é aberto, quando mortos não ressuscitam, quando tudo dá errado. O profeta Habacuque percebeu isto (Habacuque 3.17-19).

Ele continua sendo Deus quando a brisa é leve, quando o mar está calmo, quando não há perseguições... Precisamos parar com esse “sensacionalismo gospel”. É necessário perceber a ação do Senhor em meio a quietude de uma manhã suave da mesma forma que é possível percebê-lo na noite sombria. Davi soube muito bem ver a glória de Deus ao contemplar a obra da criação e o adorou na “simplicidade”.

Devemos adorá-lo quando alguém é curado de um mal “incurável”, mas também quando um servo morre sem cura. Devemos amá-lo e honrá-lo quando “alcançamos a bênção” ou quando não a podemos perceber. O Senhor é Deus em toda e qualquer circunstância e deve ser adorado diariamente pelo grande milagre de transformar pecadores miseráveis em adoradores dependentes.

Deus nos cuide!
E lembrem-se: O poder NÃO está em vocês! (Jó 42)


5 comments