EU ESCUTO BOA MÚSICA “DO MUNDO”



A cada dia fico mais intrigado com a postura dos ditos cristãos de nosso tempo. Até tenho tentado ficar quieto, calado, manso em relação a essa hipocrisia de pessoas doentes, malévolas, perniciosas que se colocam como cristãs, mas na verdade nada mais são do que a parte mais vil da religiosidade morta. Esse é mais novo desabafo, ele reflete parte da minha indignação com essa gente careta e covarde, com essa gente de alma bem pequena, remoendo pequenos problemas... Pessoas que vêem a luz, mas não iluminam suas mini-certezas (estou citando Cazuza sim!). É pra essas pessoas que escrevo essa pequena crônica carregada de ira, de ódio contra aquilo que Deus também odeia. Abomino pessoas covardes, hipócritas, levianas. Tenho o mais puro asco de gente que não fala olhando no olho.
Estou cansado dessas pessoas que se preocupam mais com a vida dos outros do que com o bem-estar deles, ou com a sua própria. São hipócritas que não são capazes de tirar a trave do próprio olho, mas ficam procurando ciscos nos olhos alheios.
Outro dia fiquei sabendo que alguém falou para outra pessoa, que passou para outra... Bem... a história andou até chegar em mim... A primeira pessoa estava “escandalizada" porque eu estava escutando TITÃS! Meu Deus que lástima! O engraçado que essa pessoa tão crente, tão pura, santa, parece nunca ter lido os que o Senhor fala sobre as fofocas (Provérbios 6.16-19) ou sobre como deve ser tratado alguém que lhe ofendeu (Mateus 18.15ss).
Quero dizer os motivos pelos quais escutei, escuto e continuarei escutando Titãs, Paralamas, Chico Buarque, Chico César, Toquinho, Geraldo Azevedo, João Alexandre, Sérgio Lopes, Nelson Bomilcar, enfim, essa gente de muito talento.... Eles são semelhantes aos que justificam que eu leia Machado de Assis, Marcelo Rubens Paiva, Vinícius, ou que veja a série 24 horas, ou ainda aplauda o talento esportivo de alguém...
1º Porque Deus, em sua infinita graça deu talentos a todos os tipos de homens. Ao contemplar a inteligência, a poesia, a arte de Adriana Calcanhoto, Toquinho, Vinícius, Machado de Assis, Arnaldo Antunes, Renato Russo, Luiz Gonzaga... sou capaz de perceber o belo mesmo em meio a natureza pecaminosa do homem; Ou você acha que a habilidade e inteligência de Oscar Niemeyer, José Saramago e tantos outros ATEUSsão frutos do Diabo?
2º Porque tenho bom gosto musical não escuto lixo! Não perco meu tempo ouvindo nada que não seja recheado de: inteligência, consciência e talento. Então não me peçam para escolher entre essa “lixaiada” gospel e Toquinho;
3º Porque não suporto o besteirol gospel - Não agüento música sem cultura, sem poesia. Não consigo escutar 500 graus de muito fogo e poder quando posso ouvir Aquarela. Infelizmente a música dita cristã tem poucos bons nomes, pessoas que conseguem unir talento musical e boa letra.
Na verdade, não gosto dessa distinção entre música cristã e música mundana. Entendo que os cristãos devem sim fazer diferença com composições cheias de boa poesia, carregadas da ética bíblica, mas sem apenas criar uma categoria de música destinada a atender uma exigência do “mercado da fé”.
4º Porque os Reformadores foram os grandes incentivadores da arte, cultura e das ciências. A arte não pode ser inimiga da fé. Leiam por favor: “O Cristão e a Cultura” (M. Horton – Cultura Cristã). Veja um pouco sobre a influência da Reforma nas Artes. Ah! Lutero era mestre em artes...rs
Não pretendo deixar de ouvir boa música, não me importa que pessoas de mente pequena, crentes com uma vida inteira de fé, criados indo para o culto(Não posso dizer que foram criados na fé), ainda tenham pensamentos tão deploráveis. O que me irrita grandemente nessa história é que esse padrão de fé mentirosa é o que prevalece e os ditos cristão apenas “emburrecem”. Mas os que proíbem de ouvir boa música são os mesmos que falam da vida alheia. Meio louco isso não é?
Estamos criando uma espécie de “Sociedade Alternativa Gospel”- Raul Seixas tentou fazer isso - os “cristãos” estão conseguindo. Tem música de crente, loja de crente, roupa de crente... Daqui a pouco criamos açúcar gospel, café gospel... Fala sério! Leiam a oração sacerdotal de Jesus! Compreendam 2Co 5.14-20. É hora de ouvir boa música, ler bons livros, ver teatro, enfim... É hora de viver como cidadão dos céus e ser Sal e Luz!
Lanço aqui o movimento: CRISTÃOS, OUÇAM BOA MÚSICA!
Um abraço,

25 comments