UM NOVO DESABAFO - CONTRA OS NEO-FARISEUS

Ando meio sem “inspiração” para escrever, as palavras parecem fugir de mim. Isso tem me deixado angustiado. Era exatamente assim que me sentia até o dia de hoje. Mas em um sábado normal, exceto pelo fato de ser feriado, algo me moveu em direção ao computador, senti-me irresistivelmente instigado a escrever. Meus dedos começam agora a deslizar nas teclas do “PC” com uma velocidade incrível. Eles apenas obedecem aos comandos de um cérebro efervescente, tomado de pensamentos e sentimentos mais diversos. Há hoje em mim tristeza, raiva, angústia e de certa forma desprezo. Provavelmente muitos inda mais desgostarão de mim, terão asco, chamar-me-ão de cruel, insensível, de pastor louco. Mas preciso desferir minhas palavras como golpes certeiros contra o que chamo do “Neo-fariseus”. Eles são pessoas que jamais cometem erros, são especialistas em apontar seus dedos enormes para o pecado alheio ou até mesmo para quaisquer práticas dos outros, que simplesmente não sejam de acordo com o seu padrão de retidão (Leia Mt 23 e verá que a história se repete).

Antes de falar sobre os NF’s preciso esclarecer logo: “Não sou em hipótese alguma um adepto de uma teologia de ponta de rua que diz que estamos no tempo da graça e que não carecemos da lei. Mas se graça sem lei é ocasião para corrupção, lei sem graça é a vestimenta da dor, da sequidão espiritual. Entendo sim que devemos pregar contra o pecado, exortar os homens para que se convertam dos seus caminhos maus e se acheguem ao trono do Cordeiro que foi morto e reviveu”. Essa pregação não é para aceitação de um determinado padrão humano, mas para humilhação do pecador diante daquele que com seu sangue comprou para si pessoas que procedem de todas as tribos, línguas, povos e nações (Ap 5.9). Tendo dito isto, vamos aos NF’s.

Os “NF´s” são geralmente muito cultos, inteligentes e conhecedores da lei, ou seja, iguais aqueles outros fariseus que mataram o Senhor. Eles têm tudo para ser fundamentais na igreja, pois com seu conhecimento poderiam ser excelentes “canais de bênção”. Mas preferem perder tempo exibindo sua arrogância através de um padrão de santidade “seco de graça”. São meros seguidores da lei, sem misericórdia, sem amor, sem esperança. O pior de tudo é que o fazem como se fossem supra-santos, enquanto os demais nada mais são que o “resto”, os “pecadores”. Estão ávidos por alguém para quem possa apontar o dedo e chamar de “pecador”, “publicano”, ou para quem possam direcionar frases do tipo: “eu não esperava isso de você!”.

O fantástico deles é que são capazes de distorcer facilmente as palavras de alguém para que possam acusar tal pessoa. Deixe-me ilustrar com uma “estorinha” ou será “historinha”? Hum... Mas imaginemos assim: Um jovem Sapo foi convidado para ministrar uma palestra num encontro de outros jovens e em um momento de sua exposição ao falar sobre o uso exacerbado do “Manual Unificado dos Sapos Incríveis”, em detrimento do “Livro Sagrado”, disse: “Eu tenho vontade jogar esse livro no pântano”. Essa frase “mal dita” ou “mal ouvida” caiu nos ouvidos do grande, imenso, temível NF de sua região. O pobre Sapo foi acusado de rebelião contra o “Manual Unificado dos Sapos Incríveis”, e não foi honrado por defender o “Livro Sagrado”, é interessante que o segundo livro é a “regra de vida dos sapos incríveis”. Pois bem irmãos, os NF’s agem exatamente assim, distorcem, acusam, julgam e condenam as pessoas, sem lhes dar o menor direito de defesa. Não há por sua parte o desejo de cumprir o padrão estabelecido pelo Senhor Jesus em Mateus 18.15-20.

Enquanto escrevo esse meu novo desabafo, não deixo de ter em mente a música Blues da Piedade – Cazuza (agora os NF’s e espirituais de plantão me odiarão - afinal de contas, citar Cazuza não é coisa pra “evangélico”. Tudo bem, não sou evangélico mesmo!). Sabe, os NF’s poderiam se encaixar perfeitamente nalguns trechos da música. Eles são geralmente pessoas de almas bem pequenas que remoem problemas pequenos, mas os transformam em imensos (Algo do tipo coar o mosquito e deixar passar o camelo – Mt 23.24); vagam pelo mundo embebidos pelo cálice de sua santidade fria, mentirosa e farisaica – por isso são derrotados! São ávidos pelo rigor da lei, mas não sabem amar e procuram por “alguém” que caiba nos seus sonhos de mundo “puro”, sem pecadores, pois esses são imundos, diferente deles que são a “nova raça” (algo meio “hitleriano” demais, não acha?). Esses seres cruéis são sim como varizes que aumentam, promovem dor, cansaço e uma enorme sensação de incapacidade. São como os malditos insetos em volta lâmpada em dia pós-chuva (como odeio esses insetos, abomino os santarrões, mas aos insetos o inseticida e aos santarrões?). Vamos pedir piedade? Senhor Piedade para essa gente careta e covarde! Essas pessoas são fracas, não experimentaram a real força do Espírito que é Deus, Deus perdoador!

Sabe caro amigo NF, sou pecador e, por mais que lute contra o pecado, pecarei, infelizmente pecarei. Mas vivo pela esperança convicta de que meu corpo se revestirá de incorruptibilidade (1 Co 15). Ah! Você também é pecador, e sempre que tenta fugir dessa realidade mostra-se inda mais condenado, porque baseia suas crenças na ilusão de que pode, mediante seus méritos, atingir um patamar de santidade que aplaque a ira de Deus. Sendo eu pecador, envergonho-me das vezes em que desagrado ao meu Senhor, e clamo pelo Divino perdão. Aproprio-me do direito de um Advogado Justo (1Jo 1.8-10). E você que confia na sua retidão, o que faz? Que certezas tem? Qual sua esperança?

Por favor, parem de apontar os dedos para as pessoas, elas simplesmente, por mais que amem ao Senhor e busquem andar em conformidade com sua Santa Palavra, ainda são imperfeitas, impuras e incapazes de agir em todo tempo sem pecar. Parem de colocar nas costas das ovelhas do Senhor, fardos pesados demais, pesos insuportáveis. Não façam sofrer o rebanho do Senhor! Lembrem-se que lei sem graça produz rito seco, sem vida, sem fé, sem amor, sem Deus!

Ah! Antes de ir, sabe o Sapo da palestra? Ele viveu outra situação com o temível senhor NF. Mas essa é outra estória ou história? rsrsrs

Deus nos cuide!




Pr. Caco

14 comments