UM DESABAFO

Não sou o que se pode dizer um homem de muita idade, tenho 30 anos, quase 31. Também não posso dizer que sou cristão há muito tempo, fui convertido pelo Senhor aos 17. Estou no ministério pastoral há apenas 3 anos (contando apenas o tempo de ordenação). Mas sinceramente, estou cansado. Sinto-me cada dia mais entristecido com o que vejo na Igreja de Deus.
Antes que se pense que estou numa crise de fé, ou cansado de Deus, às portas da revolta espiritual. NÃO É ISSO! Continuo convicto e firme na minha crença! Agarro-me ainda mais ao Senhor que me solapou do reino das trevas e me trouxe para as garras da graça. A minha tristeza e o enorme cansaço dá-se, num misto de revolta e incompreensão com muito do que acontece na Igreja. Quero desabafar um pouco com você. Pode ler e discutir comigo?
Então, veja bem... Desde que fui alcançado pela graça do Senhor, creio que por preparo d´Ele, fui “impedido” de romantizar demais a vida cristã. Nunca imaginei que na igreja tudo seriam flores, jamais pensei que aqui teríamos total pureza. Em todo tempo fui convicto das mazelas, das pessoas más, das limitações, enfim, da pecaminosidade em meio a santidade.
Mas nos últimos dias tenho percebido que até mesmo um moço “consciente” como eu tem motivos pra se assustar com a Igreja. Pare comigo e dê uma olhada no cenário evangélico. Vamos analisar algumas áreas específicas:

MÚSICA Os cantores da dita música gospel estão cada vez piores em suas letras, escolhas e posturas. Outro dia ouvi a nova música de um conhecido artista do mundo evangélico. Ele diz em sua pobreza teológica e poética que quer “ser arrebatado”, “quer subir ao céu e voltar” e como um golpe sem misericórdia nos meus ouvidos e da boa doutrina bíblica, brada que quer ver os anjos de Deus “ziguezagueando no ar”. Só pude dizer uma coisa após ouvir tamanho besteirol gospel: DANOU-SE!

Há também a mazela da “adoração profética”. Onde a PALAVRA ensina sobre isso? Ou sobre as unções de ousadia, de conquista e de multiplicação? Meu Deus, onde encontram base para urinar nos terrenos “demarcando áreas para o Senhor”? Acaso é uma nova unção? A unção do cachorro gospel?

Aqueles se chamam “levitas do Senhor” formam um grupo que está cada vez mais “distante do trono”, mugindo de quatro sobre os palcos onde de dão show, movidos por uma pseudo unção. E ainda arrastam multidões que cada vez mais envergonham o nome do povo de Deus. E agora se unem em ecumenismo satânico em nome da evangelização.

TEOLOGIA, PREGAÇÃO E RELEVÂNCIA SOCIAL A pregação é cada dia mais distante da Verdade. Os “evangelistas da televisão” são apenas animadores de auditórios, ávidos por duas coisas: aplausos e dinheiro. E eles conseguem isso com toda facilidade, pois há sempre uma multidão de imbecis, tolos e oportunistas achando que podem dar um jeitinho brasileiro até com o Criador de todas as coisas, e assim pensando, enchem os bolsos e o ego dos “pastores”.

Há sempre umapalavra amiga” de um bispo quemais cedo ou mais tarde vai lhe arrancar até as roupas, através de um discurso de palavras suaves, agradáveis e que prometem mundos e fundos e que por fim acabam solapando tudo de pessoas que “se aproximam de Deus apenas em buscas das benesses materiais. Mas há também as palavras de “vitória em Cristo”, ecoadas de forma mais espalhafatosa por alguém que se coloca como paladino gospel do novo tempo ou como uma espécie de João Batista moderno. Tudo muito bonito, mas que no final das contas pode ser resumido na vontade de ganhar R$ 900,00 de algum idiota útil. O pior é que ganha!!

Não posso esquecer a moda crescente (ao menos de forma muito grande em João Pessoa) dos sermões psicológicos, pronunciados em ambientes que chamo de “rede de pescar peixes tolos”, pouca luz, teclado ao fundo, ambiente climatizado (nada contra a climatização, sou totalmente favorável, principalmente em nosso verão causticante – apenas cito isso como parte do processo), recepção de estrela para que o “peixe” sinta-se o “dono do cardume” ou o filho do Grande Peixe”. Eis o evangelicalismo que com suas investidas cada vez mais “agradáveis” como a promessa da serpente (Gn 3.5,6) tem seduzido muitos “Adões e Evas”.

Psicologia, sociologia e autoajuda gospel em larga escalada e nada, nada de Bíblia. “Deus quer cuidar de você, amar você, usar seu potencial que é enorme, sua extraordinariedade, seu melhor. Ele precisa de você, basta que se libere dos medos, das angustias que lhe oprimem... E o peixe cai direitinho nas garras do pescador. “E assim vai com toda essa baboseira que impede de tratar pecador como pecador por causa do tamanho da “mensalidade/dízimo”.

Não há preocupação em ter teologia conservadora, fiel e bíblica. Uns estão interessados apenas em seu mero tradicionalismo e ritualismo tosco que cada vez mais os distancia do Deus que se fez carne e habitou entre nós e que por seu grande amor, se envolve, age e transforma o mundo. Sua preocupação é apenas em “manter” o número de membros. Não há interesse em ser agente de transformação do mundo por meio do poder de Deus para salvação de todo o que crer (Rm 1.16). Parece que a idéia de ser embaixador de Cristo (2Co 5.18-21) não cabe na mente dos tradicionalistas que acham que ser conservador é algo apenas litúrgico e esquecem que a luz na mente, sem fogo no coração não conduz à ação e sem isso, tudo é apenas vento sem força, sem poder.

Outros, os malditos “espirituais” que transformam a igreja em verdadeiros “circos de horror gospel”, com muitos pulos, exorcismos, gritos, mantras e toda sorte de coisas realmente estranhas, feitas em nome de Deus... Esses também não têm o menor interesse em ver o mundo transformado pelo poder da Palavra. Querem apenas “fogo” e “poder”. Mas não aqueles vindos da cruz do Cordeiro. Almejam pelo fogo que ascenda suas fogueiras de vaidades, ambições e egoísmos pequenos. Eles são frutos de uma sociedade antropocêntrica, interesseira. Anseiam pelo poder para decretar a Deus o que Ele tem que ser, para determinar curas, milagres e prosperidade financeira.

O fogo e o poder estranhos movem as profetadas, revelamentos e visagens de nossos dias. Há sempre algum profeta especial que vai falar algo “da parte de Deus” para alguém que está ansioso para ouvir o que o “deus” do seu ego, da sua cobiça, da sua vontade pessoal tem de promessa especial.

Temos ainda os malditos liberais em suas variadas formas, eles são pluralistas, demitizadores, desconstrucionistas e tudo mais que tem interesse em descredibilizar a Palavra de Deus. Para muitos deles a Bíblia não é a PALAVRA DO SENHOR. Torna-se voz de Deus nos encontros pessoais de cada leitor e de acordo com a experiência de cada um. Essa mazela não está longe, não está mais só lá na Europa. Agora João Pessoa é “chic, e chic no úrtimo!!”. Temos teologia liberal e liberada pra quem quiser! É teologia liberal de PRIMEIRA!

É disso tudo que estou farto, me canso quando vejo as “esquisitices” mundo gospel, cantores mugindo de quatro sob uma unção que os torna superiores aos outros, pregadores cobrando fortunas para anunciar a Palavra ou quando leio sobre algum pastor que proíbe as irmãs de falar na igreja porque mulher deve aprender em silêncio (deveria estudar hermenêutica).

Estou cansado de uma igreja inerte, letárgica, que não se move intencionalmente cruzando barreiras da igreja para a não igreja, da fé para a não fé, proclamando pela palavra e atos a vinda do Reino de Cristo. Meu peito fica cheio de angústia sempre que me pergunto se a Congregação que pastoreio é relevante ao povo da pequena cidade onde moro.

A enorme tristeza corrói meu coração quando sei que estamos mais preocupados em alcançar” “os peixes grandes”, pessoas importantes, cultas, limpas, bem vestidas e honestas. E que temos deixado de lado prostitutas, homossexuais, pobres... Enfim, entristeço-me pela simples constatação de que não temos seguido os passos do nosso Salvador que escolheu as coisas loucas do mundo, que escolheu Abraão idólatra, Davi um péssimo pai, adúltero e homicida, Maria Madalena uma prostituta, Zaqueu, um publicano, Paulo um doutor da Lei, Isaías, um nobre, Ele quis Ricardo Pereira – melhor nem contar as estrelinhas - rsrsrs. Jesus não escolheu classes, escolheu pecadores!

Em meio a tamanha tristeza e cansaço tenho esperança. E falo aqui não de esperança da vinda do Rei (Isso é certeza). Refiro-me a completa convicção de que mesmo com toda a promiscuidade, maldade, hipocrisia e letargia em nossa Igreja, o Senhor tem preservado remanescentes fiéis. Pessoas que ainda querem cantar em real exaltação ao Senhor e não as vaidades humanas, pregam todo desígnio de Deus, amam a Teologia da Bíblia e não os interesses sórdidos dos homens (sejam eles por show, ritual, dinheiro, circo de fogo ou pelo pluralismo do crer), servos e servas que tem se erguido como vozes que clamam em meio ao deserto espiritual de nossa época.

Revigoro-me crendo que você que ler este desabafo pode ser mais um dos que não têm se dobrado aos “deuses” dos homens, pois sabem que Yahweh é Deus!

Que Deus nos cuide!

Pr.Caco

14 comments