terça-feira, 30 de junho de 2009

NOVA MENTE, NOVA PRÁTICA

Transformação. Essa é uma questão muito enfatizada pelo apóstolo Paulo em suas cartas. Ele sempre convoca os leitores para que tenham uma nova perspectiva de vida e que suas práticas sejam moldadas por essa maneira diferente de pensar, de enxergar o mundo (Rm 12.1-2).
Comumente Paulo faz um arrazoado doutrinário antes de convidar os leitores para que mudem suas atitudes. Fez isso de forma brilhante em Romanos e repetiu em Efésios. Exaltou a Soberania do Deus que salvou os homens sem que neles houvesse nenhum mérito, conduziu os santos a se deliciarem na beleza da graça que os fez adotados, herdeiros da promessa por meio do “registro” da cruz. Depois os chamou à prática. No quarto capítulo os que lêem a carta são convocados a viverem de modo digno da vocação que receberam. Nos versos 17-24 o apóstolo dá direcionamentos muito diretos de como andar em conformidade com tal vocação. Vejamos:
1. ABANDONEM TODA PRÁTICA CONTRÁRIA AO SENHOR – (17-19)
Não podem aqueles que se dizem cristãos permanecer no mesmo caminho (Ef. 4.28-32). Conversão significa mudar completamente os rumos, as rotas, os caminhos que antes eram seguidos. O que Paulo enfatiza aqui é que um cristão não consegue mais tolerar uma vida distante de Deus, sem rumo e sem uma direção que promova a glória do Senhor. Isso fica bastante evidente no uso das expressões traduzidas por (alheios/alienados) e (ignorância/não conhecimento). Elas apontam para o distanciamento total que há entre o Senhor e aqueles que vivem “... obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento do seu coração...”
Há uma frase muito comum dita geralmente com menosprezo aos cristãos: “todo crente tem o passado sujo”. Esbravejamos contra ela, queremos negar isso. Mas é uma verdade inegável. Todo o cristão tem sim um passado sujo, manchado pelo pecado que o distanciava de Deus. Não precisamos negar isso. TEMOS SIM UM PASSADO SUJO!!
O que Paulo diz aqui é: NÃO VOLTEM A SUJAR SUAS VIDAS COM A MANHA DO PECADO. Alguém por quem Cristo morreu na cruz do calvário para lhe resgatar do lamaçal do pecado sofrerá tão imensamente quando pecar contra o Senhor que a sua alma desejará distanciar-se de TUDO que o faça voltar a sujar suas “vestes”.
2. GLORIFIQUEM AO SENHOR PELA PRÁTICA DA VERDADE – (20-24)
Os resgatados pelo sangue vertido na cruz são inseridos numa nova forma de pensar e viver. Somos convocados a não andar mais segundo o a “cultura” em que vivíamos antes (Ef 2.1-10). Temos agora uma “contra-cultura”. Precisamos agir de acordo com a verdade que vimos em Jesus.
É necessário que, “despidos” da “velha roupa” pecaminosa de antes, nos vistamos de novas roupas, lavadas em sangue purificador e que isso seja evidenciado em todos os aspectos de nossa vida.
Os que estão em Cristo são novas criaturas (2Co 5.17), o PASSADO SUJO já não tem mais valor; agora é preciso andar em NOVIDADE DE VIDA, em boas obras preparadas para que agrademos ao Senhor e nos agrademos nEle por toda a vida aqui, e de eternidade em eternidade.
O mundo padece e carece de pessoas com um caráter transformado e transformador. As “culturas” pluralistas que não se preocupam com a mudança dos homens e os deixam viver segundo seus entendimentos – em nome do respeito – são cruéis, pois negam a necessidade de transformação de mentes e de atitudes. Nós como cristãos, NÃO podemos ficar quietos, calados, sem anunciar que em Cristo há novidade de vida. É urgente que brademos que em Jesus há transformação.
Mas nosso discurso só terá valor se for evidenciadoem atos, pois pelos frutos conhecereis as árvores. As pessoas não acreditarão em um cristianismo teórico, por mais belos que sejam seus conceitos. É preciso que o mundo veja brilhar em nós a luz de Cristo, que sinta em nós o “salgar transformador” e glorifique o nosso Pai que está nos céus (Mt 5.13-16).
Que o Transformador nos cuide
!
Um grande abraço,

5 comentários:

Erlandy Santos disse...

PARABÉNS PR. RICARDO PELA INICIATIVA E PELO DESEMPENHO DE DEIXAR À NOSSA DISPOSIÇÃO UM ÓTIMO MATERIAL PARA O NOSSO ENRIQUECIMENTO ESPIRITUAL.CONTINUE ASSIM E QUE O SENHOR TE FAÇA PROSPERARB A CADA DIA EM GRAÇA E CONHECIMENTO, PAZ!
ERLANDY SANTOS

Corrie disse...

Um bom destrinchamento do assunto

fique louco e pense disse...

"Infléxivel, quebra fácil, então daqui pra frente eu deixo a mão de Deus me moldar..." (trecho de uma musica de Rodolfo Abrantes)

...Depois de um encontro com Cristo e conhecer sua verdade, me dei conta de que havia em mim ainda alguma sujeira daquela lama, mas a biblia nos ensina que aquele que esta em Cristo nova criatura é...sobre transformação total, coisas velhas ficaram no passado dando lugar a novas. essa mudança séria o surgimento de uma visão holistica do Pai? e consequentemente a mudança em todas as areas da vida do convertido?...hoje minha "consciência" me tortura quando erro, e sobre mudança...séria evidencia de uma equivocada conversão a pratica de atos que cometiamos antes?...ou de uma forma ou de outra o que conta mesmo é a nova visão que temos de tal ato??

a transformação é iquestionavelmente necessária...o entendimento e estudo da palavra é o alimento que tira a atrofia humana diante de Deus.

Deus seja contigo Pr.Ricardo!

Nádia IP Mangabeira II disse...

É necessário URGENTEMENTE que os cristãos testemunhe das mudanças que Jesus realizou. Bem como continuar sendo renovados andando em novidade de vida. Imagino o povo de DEUS em uma arena onde estão sendo observados em situações que requer de nós atitudes, então as pessoas questionem o que faria Jesus em seu lugar? onde esta a sua mudança?Muito sério este assunto. Pr. Ricardo novamente o sr. traz outra abordagem importenate para nós que recebemos a Jesus.

Thaise disse...

"As pessoas não acreditarão em um cristianismo teórico, por mais belos que sejam seus conceitos"

Verdade....Amei o tema falado pelo pastor Ricardo...!!! Espero a começar de mim, que seja posto em pratica...chega de teorias bonitas, falar é bom faz bem..VIVER então, faz milagres!!!
Deus o abençoe!