AVALIANDO NOSSOS CONCEITOS - 2ª Parte




Qual o conceito que temos dos outros membros do corpo? vs. 4,5


Comecei falando sobre a necessidade de uma avaliação correta de nós mesmos. Hoje gostaria de lhe convidar a refletir sobre a forma como você tem visto seus irmãos.


Quando formos capazes de reconhecer que somos pecadores miseráveis, mas que fomos dignificados pelo Senhor, que recebemos graça, misericórdia; quando entendermos que não éramos povo, mas fomos feito povo de Deus e isso mudar nossa visão de acerca de nós mesmos, veremos os outros com olhar correto, passaremos a perceber que dependemos mutuamente daqueles que também foram alacançados pela graça, pois na verdade somos pedras do mesmo edifício, a Igreja, o corpo cujo Cabeça é Jesus Cristo.

Queridos, existe A IGREJA de Cristo,e não as igrejas. Somos o único corpo do Deus Trino. Por mais que haja incompatibilidade, divergências, estilos... por mais que discordemos em muitas coisas, eu e você precisamos entender que somos todos membros de um único corpo, a IGREJA DE JESUS CRISTO.

Escrevendo aos Coríntios (1Co 12.12-31) Paulo acrescenta que TODOS (referindo-se sempre aos que confessaram Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas) fomos batizados num só Espírito. E ele não está falando aqui no derramar de água sobre a cabeça, mas no invadir do Espírito Santo de Deus. Quando alguém recebe Cristo como Senhor o Espírito que lhe abriu o coração inunda e passa a habitar em seu ser. Deixe lhe dizer uma coisa meu querido, minha querida. O Espírito não habita mais ou menos no irmão mais pobre do que em você; Ele não tem preferência pelos mais intelectuais, universitários, pelos teólogos ou pelos mais ignorantes. Ele habita em todos aqueles que se renderem diante de Cristo. E TODOS, por mais diferentes que sejam, são adotados, tornam-se herdeiros das promessas de Deus e passam a ser pedras que vivem, partes do mesmo edifício espiritual (1Pe 2.4-10), da Igreja, o CORPO DE CRISTO.

Paulo diz que há entre mim e você meu irmão, minha irmã, uma espécie de união mútua, uma ligação contínua e constante. Em Cristo, e por meio dEle, nós somos invariavelmente UNIDOS. Por isso outras versões traduzem essa passagem dizendo que somos membros uns dos outros. Essa ligação individual só é real na vida daqueles que de fato são membros de Cristo “Vocês não sabem que seus corpos são membros de Cristo?”. Queridos, se não andamos como irmãos, não poderemos chamar Deus de nosso Pai. Se dissermos que amamos a Deus, mas não amarmos os nossos irmãos, somos mentirosos!

Olhe para a Igreja Primitiva. Veja o que Lucas registrou no livro de Atos sobre a consciência de unidade que era aplicada como estilo de vida pelos crentes: “42Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. 43 Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. 44 Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. 45 Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. 46 Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, 47 louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos”.

Meus irmãos e amigos queridos, quando nos despojarmos da soberba, da arrogância, do egoísmos que constantemente perseguem o povo de Deus, estaremos andando em maior comunhão, seremos capazes de chorar com o sofrimento do irmão, de nos alegrarmos com suas alegrias!

Há uma música antiga que diz que é doce a comunhão dos remidos do Senhor! Na carta aos efésios lemos que devemos ser completamente humildes e dóceis, pacientes, suportando uns aos outros com amor! Se não houver amor em nossas relações não estaremos sendo cristãos.

De que forma essa palavra pode edificar sua vida? Como você tem visto o irmão que senta dos eu lado toda semana? Tiago nos chama ao amor vivenciado no dia-a-dia. Quero lhe dizer que se você mudar seus conceitos acerca do relacionamento com outros amados irmãos, isso poderá mudar sua vida de forma completa.

Vou fazer um desafio... Quero lhe convidar a olhar para seu irmão como alguém com quem você tem uma ligação indissolúvel, alguém com quem você habitará eternamente.

Viva uma comunhão preciosa com o outro!

Xau e bênça!

5 comments