AVALIANDO NOSSOS CONCEITOS




Depois de vários dias estou atualizando o blog. Dessa vez serão três artigos sobre o mesmo texto. Na verdade, são três pontos de uma mensagem que preguei recentemente no culto jovem da IP Ebenézer. Espero que sejam edificados.

Por favor leia Romanos 12. 3-8

1. Qual o conceito que temos sobre nós mesmos? V. 3

Vivemos em uma época altamente antropocêntrica, egoísta, individualista. Os livros mais vendidos geralmente são os que ensinam as pessoas que elas são as melhores, que são boas, merecem o sempre as coisas mais prazerosas e agradáveis. Os líderes de movimentos de “classes” clamam por igualdade, e conseguem aprovar leis que sempre os colocam em posição de superioridade às outras pessoas. Em nome do que chamo de “coitadização histórica”, criam as cotas raciais, o dia da consciência negra (hum... não sou nenhum "branquelo" rsrs. Provavelmente conseguiria vaga no sistema de cotas), o dia internacional da mulher (ODEIO MACHISMO E FEMINISMO NA MESMA PROPORÇÃO) o dia de todos os “coitados”. E vem aí, o dia do orgulho gay! (Homossexualismo não é doença, por isso não deve o homossexual ser tratado como doente. Ele (a), não é um cidadão (ã) diferente dos outros. Por que então tem que ter direitos especiais? - Andam querendo que eu não possa mais dizer que homossexualismo é pecado. Talvez acabe sendo preso por isso. Alguém vai ser preso se disser que estou errado por ser heterossexual?)
Estão no outro extremo aqueles que colocam o ser humano como a pior espécie criada por Deus. Esses são cruéis em sua avaliação. Não acreditam em mudança, em restauração, em novidade de vida. Esses são tão arrogantes, soberbos e egoístas quanto os outros.
Como servos do Senhor, somos convocados a não permanecer em nenhum dos dois extremos. Somos instados a reconhecer o real estado do ser humano sem Cristo, mas também a perceber que quando reconhecemos Cristo como nosso Senhor e Salvador, passamos a ser nova criatura, viver uma nova vida.
Os eleitos de Deus, após alcançados tem que viver o que John Stott chama de “contra cultura do evangelho”. É exatamente isso que Paulo nos mostra nesse verso. No início do capítulo ele nos convoca para que apresentemos tudo o que somos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, isso como culto espiritual. Diz Ainda que não podemos tomar a forma desse mundo, mas que é necessário que sejamos transformados. Por isso, ninguém pode ter sobre si mesmo um conceito mais elevado do que o que lhe é assegurado pela Palavra. De forma bastante simples Paulo está dizendo: não sejam soberbos, não se deixem tomar pela presunção mundana. Querido jovem, se você quer prazer real, alegria indizível, bem aventurança... Não pense de você além do que convém!
Em sua segunda carta a Timóteo Paulo fala abertamente sobre os soberbos: 1 Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. 2 Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, 3 sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, 4 traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, 5 tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se desses também”.
Um servo do Senhor não pode em hipótese alguma se assemelhar ao que esse mundo cruel requer de nós. Por isso, a Escritura nos ensina: “... tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu”. A fé que você tem meu irmão, minha irmã, foi concedida pelo Senhor Deus. Saber disso elimina os motivos para alguém tomar atitudes de superioridade ou de justiça aos próprios olhos. Saber que fomos concebidos em pecado, somos por natureza pecadores, estamos sempre inclinados para o mal, mas que fomos arrancados do lamaçal de pecados para o reino da maravilhosa luz, deve nos conduzir à uma postura de TOTAL humilhação, de submissão a vontade daquele que é o Dono de nossas vidas.
Isaías é um maravilhoso exemplo de alguém que reconheceu sua miserável condição diante do Senhor. A Palavra no capítulo 6 do livro que leva o nome do profeta, diz que no ano da morte do Rei Uzias, Isaías teve uma maravilhosa experiência com o Rei, com o Senhor dos Exércitos. Lemos que ao compreender a grandeza daquela visão, reconheceu sua miserabilidade, consquentemente, esteve ciente do seu merecimento: o inferno! Mas esse texto mostra-nos também que o perdão do Senhor nos alavanca para uma disposição de vida em serviço, em dedicação ao Senhor!
Sabe amado, você é um pecador miserável! Mas é um herdeiro das promessas que Jesus conquistou na cruz! E tudo que Ele conquistou é seu direito, é sua herança. Não há problemas nessa afirmação; a grande mazela é que muitos bradem que Jesus conquistou o direito de você determinar bênçãos, conseguir tudo com facilidade, riqueza material... Jesus conquistou seu PERDÃO, SEU DIREITO DE ACESSO AO TRONO DA GRAÇA, SUA LIBERTAÇÃO DE SEU PRÓPRIO EGOÍSMO! Jesus lhe prendeu definitivamente às garras da graça! Não tente transformar o sacrifício da cruz em um trampolim para ascensão econômica ou eclesiástica! Leia Romanos 8.31-39.
Meu amado irmão gostaria de, terminando essa primeira parte de nossa avaliação, lhe convidar a rever suas posturas e conceitos. A Bíblia não deixa o menor espaço para crentes arrogantes, prepotentes. Não podemos continuar sendo um povo ensimesmado, egoísta, que não consegue olhar um palmo a diante do nariz. Essa postura mundana tem transformado nossas igrejas em clubes, em supermercados; os crentes têm virado clientes, os pastores são gerentes ávidos por vender os produtos (bênçãos, sinais, prodígios). Precisamos nos humilhar diante de Deus, reconhecer nossa pecaminosidade. É urgente amados, que reconheçamos a grande verdade que Jeremias pregou ao dizer que as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos! Quando isso acontecer e percebermos que não passamos de pecadores sem méritos, pararemos de exigir de Deus, de bradar que queremos que Ele nos restitua e então poderemos viver como novas criaturas, poderemos caminhar para a Jerusalém celestial, olhando para o Autor e Consumador de nossa fé!

Que Deus nos cuide!

Xau e Bênça!!

7 comments