quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Características da Vida em Cristo

O que é esperado de alguém se diz cristão?
Dedicarei duas publicações para esse tema.
As duas serão baseadas em Romanos 12.1,2

1. Dedicação Integral ao Senhor – V. 1

Paulo expôs nos onze capítulos iniciais a sua teologia. Agora, ele começa uma nova sentença: Rogo-vos, pois...Ele está dizendo: Em Conseqüência do que lhes disse, exorto, convoco, imploro... Com estas duas palavras o autor chama a atenção dos crentes para as responsabilidades decorrentes do conhecimento teórico posto anteriormente. Em conseqüência de tudo que vocês ouviram, de tudo o que sabem e crêem... Mas antes de chegar ao rogo propriamente dito Paulo lança uma forte razão para que seja atendido... O seu pedido é pelas misericórdias de Deus... Pelo amor leal de Deus que impede que sejamos consumidos. O grande reformador João Calvino ao comentar esse texto diz: “A súplica de Paulo nos ensina que os homens jamais adorarão a Deus com sinceridade de coração, nem se despertarão para o temor e obediência a Deus com suficiente zelo, enquanto não entenderem quanto são devedores para com a misericórdia divina”. Nós somos pecadores, não merecemos nada de Deus, com o pecado de Adão e Eva, TODOS PECAMOS E FOMOS SEPARADOS, DESTITUÍDOS DA GLÓRIA DE DEUS!! E se nos achegamos a presença do Pai é somente pela sua ação MISERICORDIOSA dando seu único filho em nosso lugar! O coração que não se deixa incendiar por essa verdade, não arde por a Deus e não pode adorá-lO! Em nome dessa misericórdia divina é Paulo pode então continuar a sentença.
... que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Ao ler esta palavra podemos chegar a uma conclusão certa... Quando compreendemos que Cristo morreu em nosso lugar, percebemos nossa imensa responsabilidade de deixar de viver para nós mesmos e passar a dedicar integralmente toda nossa vida ao CULTO A DEUS! Toda sua vida, seus pensamentos, suas ações, seus bens... Tudo é dedicado a Deus, isso é oferecer o corpo como sacrifício... Corpo não é apenas o corpo físico, mas a pessoa em sua inteireza. Você é de Deus meu querido, dedique-se a Ele!
Oferecer a sua existência a Deus passa pela bela compreensão do sacrifício oferecido na Cruz do Calvário, onde o Sumo Sacerdote dedicou a oferta perfeita, definitiva, totalmente agradável a Deus, nos livrou das garras da morte, e nos permitiu agora oferecer um sacrifício de gratidão. O apóstolo Pedro em sua primeira carta diz: “também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo
Sacrifício agradável a Deus NÃO implica em flagelação, em penitências, em elementos que proporcionem dores físicas como muitos entenderam ao longo da história da Igreja e infelizmente como muitos entendem em nossos dias. Dedicação integral a Deus resulta em prazer na vida, em felicidade intensa por servir ao Soberano, por isso não está associada a movimentos de extremismo. Por outro lado, muitos irmãos tiveram que abrir mão da própria vida e morreram nas mãos de tiranos, isso por amor ao Senhor! Certamente também se dedicaram integralmente a Deus.
Este é o vosso culto racional, culto da mente, vosso culto espiritual. Esse culto vai muito além de ser durante algumas horas por dia. É constante. É em todo momento! Não é só hoje no dia em que vocês professam publicamente o que Jesus fez em suas vidas participam da mesa do amor, mas é em todo tempo. Porquanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei TUDO para glória de Deus!

Na próxima semana continuaremos...
Deus nos cuide!
Xau e Bênça!!

15 comentários:

Fabíola D. Lucas disse...

Parabéns pela dedicação e pelo trabalho!!
Fica com Deus! ^^

Maria Isabel disse...

É pastor servir ao Senhor, é muito mais do que fazemos, lendo esta meditação fico pensando que ainda preciso fazer muito mais .Que o Senhor continue usando o irmão para nos levar ao despertamento para uma verdadeira vida com Deus.

Verena disse...

Cada irmão representa Jesus..o que fazemos ao irmão a Jesus fazemos...de forma que todo ato de gratidão e afeto que dedicamos ao irmão a Jesus estaremos ofertando. Amar de verdade, amor de sentimento, de pensamento e de atitude, entrega, compreensão, se conseguirmos entender essa face, quem sabe teremos entendido a mensagem de Cristo?

lmab disse...

' É em todo momento! Não é só hoje no dia em que vocês professam publicamente o que Jesus fez em suas vidas participam da mesa do amor, mas é em todo tempo. Porquanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei TUDO para glória de Deus! '

Está ai um dos principais motivos que me fez repulsar o protestantismo. Ao invés das igrejas pregarem as benevolências de Cristo e dizer que nem tudo será sempre um mar de rosas, eles fazem questão de utilizarem o seguinte argumento para conseguir mais seguidores - hoje em dia não existe mais igrejas como naquela época, pode-se considerar as igrejas de hoje como empresas. - venham para a igreja e tenham tudo de bom, sejam ricos e tenham muitas casas e uma mulher; mas todos nós sabemos que não é bem assim... Infelizmente, essa é a nossa realidade; os que conhecem, manipulam aqueles que são ' leigos. '

Um forte abraço, Caco.

Hugo Bento

Regina disse...

É , caro amigo, Paulo o apostolo que fez de sua vida um diferencial em torno do "Cristo"(Em grego) que ele não conheceu, se bem analizado, é totalitário, e radical! E ao mesmo tempo tem um amor incondicional pelo Mestre, a quem não vê como um autoritário a ditar leis , mas prega a pratica do Amor...
Se Deus, nosso amado e bondoso Pai
nos dá eternas chances....
Jesus, então, mostrando o caminho,
que ainda não conseguimos enxergar apesar de tantas aulas e milenios....quer só o nosso bem!

Alegria, luz e paz!!!

(Helena de Tapitanga)

Martorelli Dantas disse...

É isso, mano! As lutas são grandes, mas quem acredita na recompensa dAquele que vê em secreto não se deixa abater. Vá firme,

Isaac Marinho disse...

Dedicar a vida a Deus implica em abnegação...
Devemos em todo o tempo priorizar "o Reino de Deus e a sua justiça". Apresentar o corpo como "sacrifício", como o Pr. Caco colocou, é dedicar a vida a Deus, buscando agradá-Lo em todos os aspectos; isto significa que o cristão é um homem buscando viver para Deus, ainda que isto vá de encontro aos seus interesses pessoais.
"Em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunha do evangelho da graça de Deus" (Atos 20.24).
Demanda um grande esforço da nossa parte, dedicar a vida a Deus; mas Ele é quem opera tudo em todos. Mesmo os santos do passado não conseguiriam agradar a Deus se isto dependesse apenas deles mesmos.
A nossa parte é nos achegarmos, desejando em tudo agradá-Lo, é buscar na palavra dEle o modelo para nossa vida, e Ele nos guiará em tudo.

Que a graça e a paz sejam contigo!

Um abraço.

Hianna disse...

Não ha nada melhor do que o Senhor Deus!
Continue pastor sempre com essa dedicação,pois sei que o Senhor vai te honrar ainda mais e mais!
A paz do Senhor!

ygor disse...

Pastorzão!!!

Que benção cara, Deus te abençoe, muito bom o seu texto. Fico feliz em ver que Deus tem te feito crescer na graça e no conhecimento, é bom ver que Deus preservou alguns remanescentes na nossa geração para dar continuidade a proclamação integra e fiel da sua Palavra.

Fica na paz mano, manda notícias.

Débora disse...

Todo ensinamento é no minimo acompanhado de senso prático. E nas Escrituras é mesmo assim! Paulo nos ensina a contar e nos oferece uma resolução de problemas para "comprovar" se aprendemos como funciona na teoria. Assim o é também no curso que estudo na Universidade, aprendo na teoria e logo o professor me oferece alguns casos (chamado de caso prático) e a resolução nos dá uma noção de como estamos na disciplina.
Não quero aqui dizer que na Bíblia sempre temos um caso teórico e na nossa vida podemos colocar esses casos e exemplos em prática. Pois eu entendo que é difícil. Mas a Espístola de Paulo que mais me fascina e desafia é Romanos 14. Um caso teórico que na prática ocorre muita dificuldade de prática é o verso que diz:E ele morreu por todos para que AQUELES QUE VIVEM JÁ NÃO VIVAM MAIS PARA SI MESMOS.” – II Co 5.15. Isso sim é DESAFIO DE VIDA CRISTÃ.

Um abraço fraterno a todos vós que temeis ao nome do Senhor :)

Pr. Caco N. Pereira disse...

COMENTANDO OS COMENTÁRIOS

1. FABÍ - Brigado!!
2. MARIA ISABEL - minha irmã, sempre precisamos ter a consciência de que o que fazemos ainda é pouco;
3. VERENA - Quando amamos nos amoldamos ao caráter do Pai!
4. HUGO - Meu mano... o grande lance não repulsar o protestantismo pelo fato dele ter muita gente podre, mas é se apegar ao REI da Igreja e amar aqueles que de fato querem viver em santidade. Tente! Olhe para Cristo!
5. HELENA - Paulo de fato seguiu incodicionalmente a Cristo como Senhor único de sua vida. Certamente por ser humano limitado, pecou, errou... Mas o está registrado na Escritura não meramente a opinião de Paulo, é Palavra de Deus. É inquestionável!
Quanto ser totalitário gostaria que explicasse melhor.. Radical ele era sim.. Tinha raiz! Era alicerçado no Cristo que lhe amou!
6. REV. MARTORELLI - Valeu pelas palavras de incentivo;
7. ISAAC - Meu mano, quando o desejo sincero de nosso coração for engradencer Cristo em nós seremos mais próximos do que ele requer...
8. HIANNA - Maninha, brigado pela visita. De fato, aprender de Deus é bom demais... Aparece mais...
9. YGOR - Fala pastor! Brigado meu mano! valeu mesmo!
10. DÉBORA - É moça, precisamos sentir em nós o desafio de deixar de viver para nosso próprio eu e dignificar Aquele que nos amou e por nós pagou o preço de sangue...

Marcos Tadeu disse...

Servir ao senhor não é uma tarefa fácil. Muitos que dizem crêm em Deus nos momentos difíceis é quando vem lembrar que existem um ser supremo. Algo bem maior do que a vontade dele. Se critão parece ser simples mais a vida nos leva para caminhos tortuosos, por isso que tem "Não cair em temtação", se cristão é ter o don de ser:
1- Humilde
2 - Saber discermir
3 - O mais difícil para a humanidade pedir Perdão
4 - Ter Sabedoria
5 - Obdiência
6 - o Amor ao próximo
6 - Entre outros
Em romanos está a grande resposta da vida Rm 12.3 que refere-se "O DEVIDO USO DE DONS ESPIRITUAIS", com também em Rm. 12.9 "AS VIRTUDES RECOMENDADAS" seguindo a leitura vejams em Rm 13.1 "DA OBEDIÊNCIA ÀS AUTORIDADES", enfim em RM 13.8-10 "O AMOR AO PRÓXIMO É O COMPRIMENTO DA LEI". Ser cristão é procurar viver "LIVRE DO PECADO PELA GRAÇA" leia Rm 6. Temos que seguir "A missão do filho" veja em João 3.16-21

Rev. Antonio Fonte disse...

Cara,

Parabéns por escrever. É isso aí publica, e torna conhecido o Nome de Cristo. Nessa cidade que Deus o colocou para ser bênção!

Manda notícias, do campo, da vida, de como tem sido as lutas!

Antonio Fonte

Pr. Caco N. Pereira disse...

CONENTANDO OS COMENTÁRIOS
1. MARCOS - Mano, a vida cristã deve ser vivida no cultivo e prática das virtudes que você citou. Somos desafiados a ser diferentes em um mundo tão "igual".
Deus lhe cuide!
2. REV. ANTONHO (TONHÃO) - Amémmmmmmmm! Deus te cuide homem!
Aqui, tranquilo e por aí?

Pr. Caco N. Pereira disse...

AINDA COMENTANDO - Marcos, a você colocou uma seqüência lógica de pensamentos... Deveria se preparar mais e quem sabe ser mais usado pelo Senhor nessa área...