segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Características da Vida em Cristo - 2ª Parte

Esta é a segunda parte das minhas colocaçõe acerca do verdadeiro cristianismo.

Renovacão da Mente – v.2

Paulo faz uma proibição aos seus leitores. Diz para que eles não se conformem com este século, ou este mundo. O apóstolo João escreveu: “Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno”. Mundo nos dois textos significa o caráter do ser humano e sua conduta. Conformar é tomar forma, amoldar. A idéia do texto é que continuamente os santos evitam se amoldar ao caráter do mundo, do esquema pecaminoso que domina a presente era. E que isso deve acontecer ao passo que se transformam pela renovação da mente. Transformação é a obra do Espírito Santo, que ocorre quando os santos buscam a santificação.
A atitude mental do crente deve ser modelada pelo conhecimento do evangelho, mediante o poder do Espírito. Essa não conformação com o curso, com o pensamento deste século é possibilitada somente com a transformação da mente pelo poder do Espírito Santo de Deus. Ele é quem transforma os redimidos e que possibilita que nós pecadores miseráveis, possamos nos amoldar ao caráter de Cristo. Por isso Paulo escreve: “E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos. Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências”. Meus amados irmãos, não vos conformeis com este século! Não andem como os demais, não entrem na onda, não sejam levados pelo momento, sejam imitadores de Cristo!
Vivemos numa época de tremenda exaltação do “eu”, o homem é tido como centro; tudo gira em torno da vontade humana, mas Paulo diz que a mente, a razão deve ser transformada, renovada, tomar uma nova forma, ela tem que ser levada cativa a vontade de Deus!
Ser batizado não vai levar você para o céu, participar da Ceia não lhe garante a eternidade gloriosa, ir ao culto todos os dias não lhe salva, pagar suas contas em dias, ser um bom pai... nada disso lhe leva para o céu se sua mente houver passado por uma transforamação, se você não houver nascido de novo! E isso só acontece por meio do Cordeiro Santo de Deus que foi morto e reviveu!
Ah! Crente! Quer agradar ao Senhor Deus? Quer desfrutar as bênçãos infindas vindas do trono da graça? Quer ter poder do Senhor (por favor não confunda poder do Senhor com essa meninice que acontece por aí. Depois até posso escrever sobre isso)? Ser usado verdadeiramente como instrumento do Espírito Santo de Deus? Então meu querido, não se conforme com o curso deste século, busque a transformação da sua mente, busque amoldar-se às mãos do oleiro, disponha-se a ser um vaso novo nas mãos dEle, moído, transformado, quebrado pelo dono do vaso, pelo Senhor de sua vida! E a "fórmula", se é que podemos assim chamar, para ser moldado, conformado como um vaso do Senhor está posta em Efésios 5.18 “Não vos embriagueis com o vinho, mas enchei-vos do Espírito, no qual não há dissolução”.
Ah! Meu amado, eu e você somos pecadores miseráveis que jamais, em tempo algum conseguiremos por nossas próprias forças nos transformar, jamais teremos nossas mentes renovadas, mas quando nos submetemos ao Espírito Santo que é Deus, Ele nos transforma e podemos dizer: Agora já não sou eu, mas Cristo vive em mim!
E quando isso acontece e deixamos de nos conformar com este século e somos transformados pela renovação diária das nossas mentes, experimentamos então a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Quando nos dispomos a ser moldados pelo caráter de Cristo, expresso na Escritura Sagrada, passamos a conhecer e experimentar no dia-a-dia a vontade do Senhor. Começamos a desfrutar a benesse da vontade maravilhosa de Deus. Somos ainda a mais direcionados pela vontade d’Ele. Vivemos num padrão de retidão segundo o Dono da vida, oramos, sonhamos
e agimos, não em conformidade com a vontade falha de uma humanidade miserável, mas segundo o padrão do Deus que é santo e requer santidade daqueles que lhe servem.

Que o Senhor nos torne verdadeiros cristãos!

Um abraço carinhoso!

Xau e bênça!



14 comentários:

profsantos disse...

Caro irmão. Graça e paz. Escrever não é só transliterar um texto, mas colocar as lentes do autor e trazer uma aplicação para a vida dos leitores contemporâneos. Você faz isso muito bem quando interpretar o texto. Deus te bendiga! Presb. Jailson

Débora disse...

Não entrem no molde do mundo mas deixe que o mundo entre no vosso molde. Talvez fosse isso que o Paulo estivesse a nos dizer. É muito complicado dizer qual o molde do mundo e qual o molde cristão, por isso recuso-me a comentar o que muitos pregadores insistem em falar sobre doutrina, comportamento. Acredito que o molde cristão é o molde de bondade, amor, paz, misericórdia, amar a Deus sobre todas as coisas, enfim, talvez o molde do mundo seja o Fruto do Espírito. E o que eu amo que é o capítulo 5,6 e 7 de Mateus, mas não é porque amo esses capítulos que arrisco em dizer que é o molde cristão.
Parabéns por essa iniciativa meu caro Monergista.

Pr. Caco N. Pereira disse...

AGRADECIMENTO:
Quero agrader a Michelline pela atenção em corrigir os diversos erros encontrados no texto...
Brigado moça! rsrs

Marcos Tadeu disse...

DEUS PODE MUDAR VOCÊ!

Podem haver coisas em seu passado que você gostaria de mudar, pessoas com quem você gostaria de se desculpar. Podem haver muitas coisas que você gostaria de consertar se você pudesse, mas não pode. Você não pode mudar p passado, mas Deus pode mudar você.
Todos os seus erros podem ser eliminados se você realmente se sente arrependido. Peça a Deus para perdoá-lo, peça que Jesus entre no seu coração.
Ele não somente irá limpar todo o passado, como também irá ajudá-lo a manter-se limpo. Hoje, Amanhã, e Sempre!
“Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado”. Salmo 51.1-2

“Misericordioso e piedoso é o Senhor; longânimo e grande em benignidade.
Não reprovará perpetuamente, nem para sempre reterá a sua ira.
Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos recompensou segundo as nossas iniqüidades”. Salmo 103.8-10
“Vinde então, e argüi-me, diz o Senhor. Ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã”. Isaías 1.18

COMEÇAR DE NOVO!

Quantas pessoas desejam um novo começo. Há jovens sem vontade de terminar os estudos porque há poucas oportunidades no mercado de trabalho.
Quantas pessoas já casadas desejam começar de novo o casamento, porque nada mais está dando certo. Quantas pessoas suspiram sob o peso das circunstâncias de sua vida e querem esquecer tudo para começar de novo.
Um novo começo é possível
O que não daria um empresário às portas da falência para poder recomeçar livre de dívidas. Aquilo que é praticamente impossível no mundo dos negócios é o que Jesus Cristo lhe oferece. Em Mateus 11:28 ele diz: Venham a mim todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Jesus convida “venham a mim” para que ele possa cumprir sua promessa: “eu vos aliviarei” e lhes darei descanso.
Como pode haver um novo começo ?
Um novo começo principia com reconhecimento: “Até agora vivi minha vida sem Deus. Muitas vezes já tentei começar de novo por mim mesmo, mas não tive forças para isso. Sou pecador, e minhas raízes já apresentam sinais de podridão. Estou acabado. Por favor, Senhor, salve-me agora.” Quem se rende dessa forma diante de Deus pode começar de novo.
Se você também quer começar de novo com Jesus, então vale para você o que está escrito em Isaías 43.18-19: “Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura não o percebeis ? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.”

Isaac Marinho disse...

Molde do mundo X Molde de Cristo
Renovação da mente tem a ver com o fruto do Espírito (Gálatas 5.22,23), tanto é que o molde do mundo está revelado nas "obras da carne" (Gálatas 5.19-21).
Então, não se amoldar ao mundo é mesmo viver pelo Espírito (Gálatas 5.16-18), como o pastor Caco nos fez saber.
"A atitude mental do crente deve ser modelada pela pelo conhecimento do evangelho, mediante o poder do Espírito."
Devemos mortificar as "obras da carne" e buscar viver pelo Espírito. E viver pelo Espírito não é viver tendo visões e revelações extrabíblicas, mas é "ter a mente de Cristo", deixar-se ser guiado pela Palavra (que é espírito e vida - João 6.63), e buscar viver em conformidade com a vontade de Deus.
Até por que, não podemos produzir fruto se não estivermos ligados a Cristo (a videira) e se não formos vivificados pelo Espírito (a seiva).
Não há como se desculpar, pois a Bíblia nos mostra os dois moldes - o de Cristo e o do Mundo - e, a menos que não se leia a Escritura, não há como continuar na ignorância; ainda mais quando temos servos de Deus partilhando a Palavra como tem ocorrido aqui.

Deus continue te abençoando, Pr. Caco.

Um abraço.

Valéria Braidotti disse...

Não tenho reflexões profundas pra fazer e assim contribuir com o texto, mas uma coisa muito verdadeira posso dizer: ler este texto me provocou um choro, esse sim profundo, resultado do meu olhar pra mim mesma. Como preciso de Cristo! Como preciso do seu perdão!
Obrigada, Pr. Caco, por se deixar usar por Deus.

Micheline disse...

Ser Cristão segundo a vontade de Deus não é fácil, mas a busca pela santificação assim como o Pr. Ricardo escreveu, deve ser uma constante em nossas vidas, um trabalhar diário.
Tenho como exemplo o Rei Davi. Refletindo sobre a vida deste homem chamado “segundo o coração de Deus", percebo que ele foi assim denominado, não porque nunca tenha errado, mas porque mesmo errando, ele se arrependeu e prostado clamou de todo coração pelo perdão do Senhor.
Assim, desejar aprender, conhecer e fazer a vontade de Deus, colocando-o em primeiro lugar nas nossas vidas são ATITUDES que o critão deve exercer através da leitura da palavra, orando e vigiando para não cair em tentação. Mas, glórias ao Senhor, assim como os comentários postados aqui, o Senhor é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda injustiça. Glórias ao nosso Deus maravilhoso!

Samara Oliveira disse...

Agora já não sou eu, mas Cristo vive em mim!
.....
buscamos e esperamos confiante nas promessas do Senhor!!!
existem momentos que precisamos buscar mais a Deus e é qnd nos deparamos com lindos textos como esse!!!

gcinco disse...

As cartas de paulo são ótimas e tem muito a nos ensinar. Falar sobre santidade é falar da negação de nos mesmos.Otimo texto ricardo, continue assim!Deus te abençoi

Noka disse...

É verdade,não devemos nos moldar aos padrões do mundo até porque, sinceramente, o que temos visto nesses últimos dias,é uma sociedade totalmente perdida, onde os valores estão completamente distorcidos. Estão querendo acabar com o verdadeiro conceito de família.O que falar sobre a violência contra nossas crianças?
E os pequenos detalhes? Se alguém encontra uma bolsa com dinheiro e devolve para o dono é motivo de admiração, quando deveria ser visto como algo normal. Furar a fila do banco, então é a coisa mais natural do mundo!
Sabemos que o mundo jaz no maligno. Precisamos nos encher do Espírito Santo e de forma alguma nos amoldarmos a ele! O mundo precisa ver homens e mulheres tranformados para fazer a diferença! Deus nos ajude!!!!

Francivaldo Jacinto disse...

Nobre irmão Caco, a paz do Senhor.

Como é maravilhoso vermos um texto falando acerca da santidade, um tema pouco pregado nas igrejas. Hoje o que mais vemos, infelizmente é um "Evangelho" antropocêntrico. Mas nos alegramos por existir homens capacitados por Deus, para falar aquilo que Ele quer.

Os dias são difíceis, mas o Senhor está conosco, e para estarmos com Ele é necessário nos apresentarmos a Ele em santidade, por que sem ela ninguém verá a face do Pai.
A luta é grande, mais o Yahweh-Nissi nos garante vitória.

Fraternalmente.

Francivaldo Jacinto.

solascriptura-pb.blogspot.com

Pr. Caco N. Pereira disse...

COMENTANDO OS COMENTÁRIOS
1. JAILSON - Mano, buscar descortinar a "mente" do escritor bíblico é um desafio que todo expositor tem que ter. Quanto a você dizer que o faço muito bem, só posso sentir-me feliz e ainda mais consciente da minha responsabilidade;
2. DÉBORA - Minha amiga/irmã, infelizmente muitos "pastores" dizem o que a Escritura não diz, proíbem e permitem coisas sem o "aval" do Senhor. O molde está na Palavra. Naquilo que ela permite, recomenda e proibe... siga olhando para o AUTOR da fé;
3. MARCOS - Meu bom amigo/irmão, grandes mudanças sempre vêm em seguida a grandes decisões. A maior "decisão" de um homem é reconhecer-se pecador, falho e incapaz. O verdadeiro recomeço dá-se quando olhamos pra cruz... Quando lembramos do que fez o Senhor.
Você continua sendo relevante mano!
4. ISAAC - Frutos do Espírito meu mano, essas são as obras esperadas daqueles por quem Cristo deu a vida. Gosto dessa interação com a Escritura que você proporciona em seus comentários;
5. VALÉRIA - Minha irmã, o desejo de ser usado pelo Senhor nos move em direção a vontade Santa d´Ele. Espero que esse blog continue sendo bênção em sua vida;
6. MICHELINE - É presidenta, glória ao Pai que apesar de nós, não nos separa e ainda nos santifica;
7. SAMARA - Eis o desafio, morrer e "deixar" Cristo viver a nossa vida!
8. GCINCO (kellington) - Santificação é resultado de dedicação sincera ao Senhor, a Palavra dEle, a oração e a comunhão com outros santos do Pai;
9. NOKA - Esses "pequenos" erros nem são percebidos facilmente né. São tidos como normais, como aceitáveis. Estou cansado de ver muitos e muitos cristãos aqui na cidade onde moro, comprando CDs e DVDs piratas, e depois pregando santidade...
10. FRANCIVALDO - Meu irmão, primeiramente, obrigado por sua visita. Mano, o Deus Criador, o YAWEH DA ALIANÇA jamais deixará sua igreja sem a voz porfética. Não essa pseudo profecia da proseperidade ou do "reteté", mas a voz profética da Escritura, que saí denunciando o pecado e tudo que vai contra o caráter do Senhor.
Deus lhe cuide e volte outras vezes!

Um abraço!
Xau e bênça!

vanessa disse...

Pr Caco! gostei muito da sua análise dos textos e da sua linguagem! Deus te use cada dia mais. Não se cale.

Maraguary disse...

Caríssimo amigo Caco!!!! Cá estou novamente, arranjando um tempinho entre um dog e outro, pra dar uma fuçadinha no teu blog tão bem cuidado!!! Espero que as luzes do Senhor continuem te iluminando sempre!!! Quanto ao texto da vez:
Não acredito em santificação, como ser humano que sou, assumo-me cheia de falhas, mas buscando sempre, infinitamente uma posição espiritualmente positiva numa sociedade voraz como a nossa atual... Penso que meu direito termina quando o do meu próximo começa; tento não fazer ao outro o que não gostaria que me fizessem; procuro ajudar sempre que posso aos necessitados de minha ajuda; não permito, jamais que minha mão direita cobre pela que a esquerda fez (ou vice e versa!); não julgo as pessoas sem antes dar-lhes uma segunda e até uma terceira chance, se depois de todas as chances, essas pessoas, por qualquer motivo, não forem merecedoras de minha atenção, não as julgo também, apenas me afasto!!! Não avalio o comportamento alheio, creio que cada um tem seus motivos... Não me apego a bens materiais... enfim... sei que não sou perfeita, mas busco a correção dos meus defeitos sempre... Vivo em sociedade, sem me render às suas exigências! tenho minhas minhas crenças pessoais e delas só abro mão se o motivo for muito convincente!!! Espero assim, contribuir para um mundo melhor, fazendo minha parte, que, por menor que seja, tem importância na vida dos que amo e até de algumas pessoas que nem me conhecem! Acho que a mudança deve ser por aí: deve começar em nós mesmos, se cada um fizer sua parte, teremos um mundo melhor! Isso é o que acredito, independente de crenças religiosas!!! Fique iluminado, meu amigo, e não canse de nos presentear com seu conhecimento tão profundo a respeito das mensagens de Deus!!! até a próxima!!!