segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Olhando Muito Além


Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados, o qual, passando pelo vale árido, faz dele um manancial (Sl 84.5,6) .

O sofrimento é algo que aflige a nossa alma, que abala nosso ser intensamente. Isso ocorre porque não fomos criados para o sofrimento; não é esse o nosso fim!. Mas infelizmente essa idéia tem distorcido a Palavra numa busca desenfreada pelo alívio das dores dos indivíduos. Deixe-me explicar: muitos pregadores e têm dito que se você está sofrendo é porque não ama a Deus, já que a Bíblia promete bem- aventurança àqueles que O amam; outros ainda dizem que angústia, doenças, depressão são males que devem ser vencidos por meio de rituais especiais realizados em suas reuniões. Há ainda aqueles que dizem que você não pode aceitar o sofrimento, que é preciso determinar a vitória.
Mas o que dizer de Jó, o homem muito rico, poderoso, respeitado por todo o povo de sua região, que perdeu filhos, bens, saúde, respeito, dignidade? O que falar te Paulo, o ex-soldado romano, doutor da lei, que perseguia os crentes; e que ao tornar-se servo de Cristo passou ser perseguido, ultrajado, foi preso, passou fome e humilhações diversas? Como mencionar o adolescente da Davi que foi feito rei sobre Israel, mas que mais tarde acabou traído e perseguido pelo próprio filho?
O que há de comum entre todas as histórias que citei rapidamente? Todos esses servos do Senhor eram homens que o amavam, mais do que qualquer outra coisa, do que qualquer bem, do que a família, os amigos, a honra... Eles de fato, confiavam suas vidas ao SENHOR. Jó certa feita disse que estava completamente certo de que o seu Redentor se levantaria sobre a terra, pois estava vivo; Paulo percebeu que a graça do Senhor lhe era bastante; Davi aprendeu que mesmo no vale da sobra da morte, Jeová estava com ele.
Jó, Paulo, Davi e o próprio Senhor Jesus mostram-nos uma forma muito eficaz de passar pelo sofrimento. Todos eles eram capazes de olhar além da dor, além daquilo que faz a lágrima rolar. Sabe querido, eu e você não sabemos como, mas dalguma forma Deus está tratando conosco por meio da dor, do que nos tira o sono e aflige a alma. Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que somos amados pelo Senhor (Rm 8.28). Em Jó 42.1-6 vemos que no seu caso especificamente tudo que lhe trouxe amargura durante algum tempo, proporcionou uma intensa intimidade com Deus.
O Senhor Jesus nos ensina a olhar para além do horizonte.. Olhe meu irmão para além da dor, do medo, do pavor. Eu não sei como, mas o Senhor está lhe fazendo crescer mesmo em meio a dor. Essas traduzem melhor o que sinto em minh´alma. Meu coração precisa ser confortado pela certeza absoluta que em meio ao sofrimento Deus está comigo e que mesmo no vale da sombra da morte não devo ter medo de nada, porque sou consolado pelo Pastor de minha vida. Não é assim com você?
Porque eu sei que o meu redentor vive e que por fim se levantará sobre a terra Jó 19.25). Isso tem que nos fazer olhar muito além! Faça isso, observe além da dor, e perceberá que não é preciso estar sem sofrimento para ser verdadeiramente feliz.

No Sangue do Cordeiro,

Pr. Ricardo

6 comentários:

débora disse...

Esse texto me faz lembrar da confissão positiva que invadiu nossa nação da década de 90.
Uma das afirmações mais contundentes desta corrente é que o cristão deve ser próspero financeiramente e sempre ser livre de qualquer enfermidade. Quando isto não acontece, é porque ele deve estar vivendo em pecado ou porque não tem fé.
E como mesmo disse, afirmo aqui que nos basta examinar as Escrituras para notarmos que verdadeiros servo de Deus passaram privações e dificuldades em suas trajetórias a serviço do Senhor.

Que esse blogger continue trazendo a verdade pura e simples do evangelho.
Acredito no Cristianismo básico que respeita a humanidade de cada pessoa, suas limitações e seus problemas.

Pr. Caco N. Pereira disse...

Hum.. Débora.. embora aparentemente arrefecida, a confissão positiva (movimento altamente pernicioso), difundiu-se, disfarçou-se e continua esfacelando igrejas, causando dores por vender ilusões em nome de Deus...
a verdade do evangelho é simples e precisamos dela URGENTE!

Nadia disse...

"Olhando muito além"
Mostra como nossa visão é limitada aos nossos interesses, esquecendo da SOBERANIA de Deus, da provisão de Deus,das suas misericórdias.Que o Senhor derrame de sua Graça em nossas vidas.Amém.

Nádia
Federação Sul da Paraíba.

Zaqueu de Souza disse...

Texto muito bom e oportuno! Deus continue abençoando o Reverendo (rsss) e seu ministério.

Realmente, essa confissão positiva (tão danosa que de positiva não tem nada), continua vivíssima no meio da Igreja. Basta atentarmos para as músicas que cantamos em nossos "momentos de louvor".

Marcos disse...

Mateus 11.30
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

5-Mateus 23.4
Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los;
Diante deste dois vercículos, leva em consideração de Jesus, não quer nosso sofrimento ela dar as coisas na medida exata, Deus é o nosso protetor e libertador, Salmo 124, baste voce ter uma fé inabalável como no Salmo 125, que Deus também dará o consolo para os que choram Salmo 126, cabe agente analisar que Deus não quer o nosso mal, todo bem procede de Deus Salmo 127, enfim quando estiveres angustiado, pensando que o teu sofrimento é grande ou insuportável existe outras pessoas com problemas maiores que os seus e mesmo assim Deus o consola, neste instante peço-lhe que acalma em Deus Salmo 131, entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará Salmo 37.5.

Maranganha disse...

O sofrimento recebe muitos nomes: arrependimento, dor, angústia, ansiedade etc.

Nada melhor para evitar o sofrimento, que evitar sua fonte. Só se evita o arrependimento ficando longe dos vícios. A dor se evita afastando-se do que a gera. Angústia e ansiedade evita-se evitando remoer o passado e ansiar-se pelo futuro, apenas vivendo o presente.

É algo muito simples, mas que exige uma grande disciplina de alma.